sábado, 31 de janeiro de 2009

Santa Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro

Oliveira do Bairro: Misericórdia constrói Unidade de Cuidados Continuados
Dentro de dois anos, Oliveira do Bairro terá uma Unidade de Cuidados Continuados. O acordo entre a Misericórdia local e a ARS já foi rubricado

A Santa Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro vai avançar com a construção de uma Unidade de Cuidados Continuados, que ficará localizada na Rua Principal da Lavandeira, num terreno adquirido pela instituição para esse efeito.
A candidatura deste projecto foi aprovada na primeira semana deste ano e a assinatura do protocolo com a Administração Regional de Saúde (ARS) foi feita há poucos dias. O protocolo prevê que, num prazo de 24 meses, esta Unidade de Cuidados Continuados esteja a funcionar em pleno.
A futura Unidade terá capacidade para 28 camas, perspectivando-se como o tipo de resposta adequado às necessidades do concelho, na área de geriatria.
O concelho de Oliveira do Bairro, de acordo com o diagnóstico efectuado pela Rede Social sobre a problemática do envelhecimento e dependência, vive uma situação que se caracteriza por um contínuo envelhecimento demográfico da população; um elevado índice de envelhecimento; e um elevado índice de dependência de seniores.
Relativamente à Resposta Social das organizações à população sénior, verifica-se que, no concelho, a capacidade existente na resposta social de lar é inferior às necessidades, e que predominam seniores com elevado grau de dependência.
Os dados revelam que do total de seniores integrados em lar nas organizações do concelho, cerca de 39% encontram-se em situação de dependência; 23,4% com dependência física; 2% com problemas do foro mental, e 13,6% com ambas. Também nesta resposta 17% dos seniores são grandes dependentes/acamados.
De referir ainda que um dos problemas identificados foi a insuficiente implantação da Rede Nacional de Cuidados Continuados na região do Baixo Vouga, atendendo às necessidades identificadas. É neste seguimento que o projecto de Cuidados Continuados é agora aprovado para ser feito pela Misericórdia de Oliveira do Bairro.
Com este projecto, a Santa Casa da Misericórdia aponta como objectivos prestar cuidados continuados integrados a pessoas com doenças ou processos crónicos que apresentam diferentes níveis de dependência e diversos graus de complexidade clínica, que não podem ser atendidas no domicílio por falta de apoio social, dificuldades de apoio familiar ou descanso familiar. Pretende-se ainda “colaborar com os prestadores de cuidados informais/família e rentabilizar as sinergias do concelho e os recursos internos da organização, promovendo uma resposta de valor acrescentado à comunidade”, refere a Misericórdia de Oliveira do Bairro.
Entre os propósitos da instituição para o novo ano, o provedor aponta deste logo o propósito de “garantir o desenvolvimento sustentado da organização pela criação de serviços diferenciados e de valor acrescentado aos já existentes, pela introdução de práticas avançadas de gestão, pela promoção de actividades geradoras de recursos financeiros e pela aquisição de património potenciador de mais valias para a instituição”.
Além disto, é também intenção da Misericórdia de Oliveira do Bairro implementar um sistema de gestão da qualidade, apostar na qualificação escolar e profissional; elaborar um plano de desenvolvimento da organização e dos respectivos planos de acção e de novos protocolos com escolas e universidades de várias áreas e em diferentes vectores, como estágios curriculares, estudos, formação avançada.

António Jorge Pires

Diário de Aveiro

Sem comentários: