domingo, 7 de junho de 2009

Santa Casa da Misericórdia de Loulé

05 Junho 2009 - 00h30
250 famílias recebem géneros alimentícios, roupas e ajuda no pagamento das rendas de casa
Paróquia de Loulé apoia desfavorecidosA Paróquia de Loulé tem um serviço de apoio aos mais pobres, garantindo o fornecimento de géneros alimentícios a cerca de 250 famílias. Um aumento significativo de pedidos de ajuda, que duplicaram no último ano, como resultado da actual crise.
"Fornecemos géneros alimentícios, mas também roupas e até, em alguns casos pontuais, ajudamos no pagamento de rendas de casa", explica Henrique Varela, pároco de Loulé.
Peditórios efectuados no Natal e ainda recentemente na realização da Festa da Mãe Soberana, permitem armazenar vários produtos.
"Temos o cuidado de recolher os donativos, principalmente de comida e roupas, para os distribuirmos depois ao longo do ano, conforme as necessidades daqueles que nos procuram", explica Henrique Varela.
Contando com o apoio do Banco Alimentar Contra a Fome, Juntas de Freguesia de S. Clemente e S. Sebastião e Câmara Municipal de Loulé, a paróquia louletana desenvolve ainda um projecto muito interessante.
"Temos uma residência alugada, onde vivem oito homens tirados da rua. A Santa Casa da Misericórdia fornece-lhes as refeições e ajuda na limpeza e nós temos um grupo que os acompanha e apoia", explica o pároco.
T.M.
CM

Santa Casa da Misericórdia de Constância

António Mendes distinguido pela Misericórdia de Constância

O presidente da Câmara de Constância, António Mendes, recebeu dia 31 de Maio a medalha de honra da Santa Casa da Misericórdia de Constância por ocasião do 449.º aniversário da instituição.
O autarca foi homenageado no seguimento de uma deliberação tomada em assembleia-geral da Misericórdia de 27 de Março, ocasião na qual a Irmandade decidiu, por unanimidade, agraciar o edil de Constância com aquela distinção. Foram realçados os seus valores humanísticos e solidários praticados ao longo dos anos pelo actual presidente da câmara.
A par da homenagem, as comemorações do 449.º aniversário da Misericórdia de Constância integraram também a celebração de uma missa de Acção de Graças à Senhora da Fé, pelos seus utentes, irmãos e beneméritos falecidos, com a presença do coro da instituição. Seguiu-se uma romagem ao cemitério com deposição de coroa de flores em homenagem aos utentes, irmãos e beneméritos falecidos.
O Mirante

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Santa Casa de Misericórdia de Vidigueira

Idália Moniz está hoje em VidigueiraA Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação vem proceder ao lançamento da primeira pedra da construção das novas instalações para creche, jardim-de-infância, e, actividades de tempos livres de Vidigueira.A obra é da responsabilidade da Santa Casa de Misericórdia de Vidigueira, em parte financiada pelo programa governamental PARES, e pretende trazer melhores condições de apoio sócio-educativo à infância.A cerimónia tem lugar hoje pelas 10h30.

Rádio Pax

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Santa Casa da Misericórdia de Santarém

Penhorada viatura de transporte de idosos da Misericórdia de Santarém

Uma carrinha de transporte de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Santarém está penhorada na sequência de um dos processos que envolve uma das sete ex-funcionárias da instituição despedidas por suspeita de furtos de alimentos da cozinha central praticados em Novembro de 2005 (ver edições de 30 Outubro 2008, 6 de Setembro 2007, 5 Maio 2006 e 11 Janeiro 2005).
A penhora refere-se ao não pagamento de uma verba de 1.500 euros, acrescida de juros de mora, que o Tribunal do Trabalho de Santarém decidiu que a Misericórdia devia pagar a uma das ex-funcionárias por danos não patrimoniais. Como a Misericórdia não liquidou essa verba, em Fevereiro o representante da ex-funcionária contratou um solicitador de execução para efectuar a penhora. Mas a carrinha de transporte de idosos continua em circulação.
A advogada da Misericórdia de Santarém disse a O MIRANTE que foi interposto recurso no Tribunal de Santarém contra a execução da penhora e à penhora em si. “Fomos notificados na passada quinta-feira que o tribunal aceitou fixar uma caução de dois mil euros, valor que cobre a penhora desses 1500 euros e juros de mora. De que também recorremos. Tratando-se de uma instituição de cariz social, não compreendemos como é que o advogado da outra parte pediu a penhora de um bem que vale 20 vezes mais que o valor em questão. Aguardamos uma decisão nesse capítulo”, explica Cristina Saldanha.
A decisão do Tribunal do Trabalho de Santarém de fixar indemnizações a pagar pela Misericórdia a ex-funcionárias reporta a meados de 2008 quando foi decidido o primeiro processo. Os quatro pedidos de indemnização ganhos naquela instância somam valores a rondar os 85 mil euros, a que se somam juros de mora, num total de cerca de 100 mil euros que a Misericórdia de Santarém tem de pagar às ex-funcionárias. Apesar de ainda ter de ser decidido em concreto o valor exacto das indemnizações que substituem a reintegração das pessoas na instituição.
Tribunal não pronuncia ex-funcionárias em queixa-crime
Com indemnizações a pagar decididas pelo Tribunal do Trabalho, a Misericórdia decidiu interpor uma queixa-crime contra as ex-funcionárias no Tribunal Judicial de Santarém para tentar ser ressarcida do que considera ter sido um prejuízo para a instituição. Mas o juiz de instrução criminal decidiu não pronunciar as oito arguidas, que assim não vão a julgamento. O juiz considerou que não foi encontrado material probatório suficiente para submeter a julgamento as arguidas, que em fase de interrogatório não prestaram declarações.
O juiz concluiu ainda que durante o processo de inquérito interno realizado pela Misericórdia não houve uma única testemunha que indicasse que bens em concreto foram retirados, os respectivos valores, os dias em que esses actos foram cometidos e até quem fez o quê. Argumenta ainda o juiz que as declarações das então funcionárias em processo de inquérito interno deviam ter sido prestadas a órgão policial, judiciário ou criminal, qualquer um com competência para ajuizar essas declarações.
A advogada da Misericórdia justifica a acção interposta no Tribunal de Santarém com o facto de, a determinado momento, um juiz do Tribunal do Trabalho ter referido durante uma audiência que não era competente para julgar determinados factos, que seriam da competência do Ministério Público (MP) avaliar.
“O MP considerou que a apresentação da queixa-crime tinha expirado após seis meses de se ter tomado conhecimento dos factos, mas entendemos nós que os funcionários da Misericórdia estão equiparados a funcionários públicos pela missão que prestam, tratando-se por isso de um crime semi-público que ao MP caberia investigar. Pedimos a abertura da instrução do processo mas o senhor juiz decidiu não pronunciar as arguidas para julgamento. Em princípio não iremos dar seguimento a esta situação”, adianta Cristina Saldanha.
O provedor da Misericórdia de Santarém, António Garcia Correia, considera-se injustiçado com as decisões que têm sido proferidas pelas diversas instâncias da justiça. “Não vale a pena insistir porque no Tribunal do Trabalho, no Ministério Público e no Tribunal Judicial raciocinam da mesma forma em relação a estes processos. Quanto à indemnização a pagar às funcionárias já nos tínhamos precavido com uma verba previsional no orçamento de 2009. As pessoas assumiram em inquérito interno que tiraram alimentos, razão pela qual foram dispensadas e porque prejudicaram uma instituição de cariz social”, afirmou a O MIRANTE.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Santa Casa da Misericórdia de Sabrosa

Dia Mundial da Criança assinalado com mais creches
01 JUN 09 às 15:59

O ministro da Presidência afirmou, esta segunda-feira, que Portugal vai criar mais 18.414 lugares em creches até 2010, número que permite atingir os 35 por cento de taxa de cobertura nacional e ultrapassar as metas europeias de 33 por cento.
Pedro Silva Pereira assinalou o Dia Mundial da Criança inaugurando a creche da Santa Casa da Misericórdia de Sabrosa, no distrito de Vila Real.
O ministro da Presidência afirmou que Portugal vai criar mais de 18 mil lugares ultrapassando a meta da Europa.
«São mais 33 lugares que se tornam disponíveis, mas fazem parte de um movimento de investimento nas creches. Nós já criámos mais 104 mil lugares em creches nestes últimos anos, permitindo ao país ambicionar ultrapassar as metas europeias de atendimento a nível das creches», afirmou.
Apedro Silva acrescentou que as metas a nível internacional são de 33 por cento até 2010, e que Portugal vai ultrapassar esse número, atingindo os 35 por cento de taxa de cobertura.
Para o efeito estão em construção, ou já projectados, mais 18.414 lugares.
O ministro destacou o investimento que está a ser feito nas creches, considerando que «as famílias precisam de sentir que, na sua decisão de terem filhos, têm o apoio das políticas públicas e sociais».
«É isso que estamos a fazer com as creches e com o reforço do abono de família e da acção social escolar», frisou.
Segundo o provedor da Misericórdia de Sabrosa, Fernando Freitas, as novas instalações representam um investimento de cerca de 450 mil euros, comparticipados em 70 por cento pelo Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES).
O presidente da autarquia, José Marques, salientou que o equipamento «vem colmatar uma lacuna» existente na sede de concelho.
TSF

Santa Casa da Misericórdia S. João da Madeira

190 crianças visitaram parque de penico na mão
Sanitários fechados e acesso sujo no parque municipal
Ontem
SALOMÃO RODRIGUES
O parque municipal Ferreira de Castro, frequentado por centenas de pessoas, tem os sanitários fechados e com dejectos à entrada. Ontem, centenas de crianças estiveram no parque... de penico na mão.
As educadoras do centro infantil de S. João da Madeira (Santa Casa da Misericórdia) passaram o Dia Mundial da Criança, comemorado ontem, a transportar os penicos de 190 crianças, entre os dois e seis anos, de um lado para o outro, porque o parque municipal Ferreira de Castro, local escolhido para assinalar a efeméride, tinha os sanitários fechados e o passeio de acesso com fezes de dias.
"Isto é uma pouca vergonha" afirmava Fernanda Rodrigues, avó de uma das crianças que se encontravam no parque. "As casas de banho fechadas e com porcaria por todo o lado"."Já liguei duas vezes para a Câmara, mas disseram-me que não estava ninguém disponível nos espaços verdes". "As crianças ou fazem na relva ou guardam num saco plástico e deitam fora quando chegarem ao infantário. "Se querem que se use o parque têm de criar condições para isso", concluiu.
Um expediente que não foi necessário, porque o proprietário de um café próximo se disponibilizou para as crianças usarem a casa de banho e ali poderem ser despejados os potes que serviram para as emergências.
A directora técnica e pedagógica do centro infantil, Marta Vidinha, lembra que a Autarquia foi avisada "há 15 dias através de ofício" mas, acrescenta, "as casas de banho estão encerradas e numa lástima".
As queixas em relação ao espaço não se ficam por aqui. Quando chove, as águas arrastam lama que invade parte do parque infantil. "A lama vai para cima do parque infantil e as crianças podem magoar--se, além de ficarem todas sujas. Uma situação que terá sido comunicada à Câmara há cerca de dois meses.
"Já fui duas vezes à Câmara e aproveitei para avisar, porque os miúdos não têm noção do perigo que está aqui. Mas ainda não fizeram nada", adianta outra utente, Antónia Cunha.
A Câmara esclarece que o funcionamento dos sanitários tem estado associado ao bar existente neste espaço verde, cuja concessão mudou recentemente, decorrendo ainda o prazo para a sua reabertura. "Facto que esteve na origem desta falha". "Os serviços da Autarquia tomaram, entretanto, providências para evitar que a situação se repita".
JN

terça-feira, 2 de junho de 2009

Santa Casa da Misericórdia de Vila Real

Refeitório social da Santa Casa de Vila Real já serve refeições
A Santa Casa da Misericórdia de Vila Real abriu no dia 1 de Junho o “refeitório social”, no 1º andar do número 8 da rua Marechal Teixeira Rebelo, em Vila Real, perto da Sé. “Dar de comer a quem tem fome e de beber a quem tem sede” foi o objectivo anunciado pelo provedor da Santa Casa, Padre Gomes...
...aquando do lançamento do projecto, no início do ano. O imóvel, que foi entregue à Misericórdia no fim de Dezembro, foi alvo de algumas obras de restauração indispensáveis. “Para além de dar de comer a quem tem fome e de beber a quem tem sede, pretendemos vestir os nus, o que nos tempos modernos poderá significar tomar um banho e mudar de roupa”, explicou o responsável. Para além de uma sala para refeições, a casa está equipada com balneários para ambos os sexos. As refeições são elaboradas nas unidades da Santa Casa já existentes. O refeitório irá estar aberto às horas das refeições ou consoante as necessidades e a procura que se venha a verificar.SB
Notícias de Vila Real

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Santa Casa da Misericórdia de Alcoutim

Santa Casa da Misericórdia de Sarzedas

Edição de 05-02-2009

Sarzedas
Dirigentes da Misericórdia tomam posse
Os novos dirigentes da Santa Casa da Misericórdia de Sarzedas, em Castelo Branco, tomaram posse recentemente, para um mandato que vai até 2011.
A tomada de posse ficou marcada pela passagem de testemunho na assembleia geral desta instituição. José Ribeiro Peres deu posse a Joaquim Sousa Castanheira, que terá como secretários João Ribeiro Henriques e Mário Martins Almeida.
A frente da provedoria continua Marília Conceição Nogueira, que tem como vice-provedor Anselmo Martins Levita. João Roque é o secretário, Manuel Gonçalves Nunes assume as funções de tesoureiro e Inês Pinheiro as de vogal.
Manuel Roque Ventura preside ao conselho fiscal, com Amável Martins e
Helena Antunes como efectivos.
No final da sessão, Anselmo Levita, que também é presidente da Junta de Freguesia de Sarzedas, entregou um cheque de 12 470 euros destinado às obras do Lar para a Terceira Idade.
Reconquista

Lagos segura Misericórdia e pede mais apoios para IPSS

PSD/Lagos segura Misericórdia e pede mais apoios para IPSS
Nuno Marques
Os vereadores eleitos pelo PSD na Câmara Municipal de Lagos votaram a favor da proposta da Autarquia em auxiliar a Santa Casa da Misericórdia de Lagos com 290 mil euros para atenuar a delicada situação financeira em que se encontra aquela instituição de solidariedade.
A proposta, aprovada por unanimidade na Câmara, surgiu na sequência de um pedido da Santa Casa para que o Município a socorresse financeiramente e ajudasse a equilibrar prejuízos no valor de 430.475,54 euros, consequência da assumida incapacidade da Instituição em gerar receitas para fazer frente à tendência de crescimento dos custos de funcionamento.Na mesma reunião da Autarquia, foi aprovado um protocolo com vista à «municipalização de prejuízos» da Misericórdia, segundo o qual o Município se obriga a compensar anualmente a Instituição pelos resultados negativos decorrentes dos serviços e encargos com utentes não comparticipados pela Segurança Social. Em 2007, eram 124 os utentes da Instituição não apoiados pela Segurança Social. Os sociais-democratas votaram favoravelmente a proposta, considerando que «a Santa Casa da Misericórdia de Lagos e a sua respeitável Obra Social, feita de mais de 500 anos de história, não poderiam ter da nossa parte outra resposta».O PSD/Lagos não deixa, porém, de reconhecer que é «injusto que tal apoio seja exclusivo da Santa Casa, conhecidas que são as dificuldades doutras IPSS do concelho». Por isso, a Comissão Política Concelhia social-democrata afirma estar a desenvolver uma proposta para apresentar nos órgãos municipais «com vista ao reforço de verbas municipais a atribuir às restantes IPSS, em função das suas necessidades, e garantir a igualdade de tratamento da Câmara para com todas as instituições sociais de Lagos».Outra preocupação dos sociais-democratas é que «a acentuada degradação financeira da Câmara Municipal, consequência de elevados compromissos financeiros da Autarquia e da queda acentuada das receitas, retire margem de manobra ao Município para garantir tais apoios às IPSS, bem como, as obrigações municipais decorrentes do Protocolo agora firmado com a Misericórdia».
9 de Fevereiro de 2009 14:09

Santa Casa da Misericórdia de Alvor

01 Junho 2009 - 00h30
Alvor: Misericórdia mantém funcionária julgada por agressão a uma idosa
Lar com condenadaMaria Rodrigues, funcionária no Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Alvor, foi condenada no Tribunal de Portimão, em Janeiro de 2008, por ter agredido uma utente de 89 anos, com três chapadas, em Julho de 2006. A sentença decretou uma pena de multa sem sanção acessória. A direcção do lar manteve a funcionária nos quadros, transferindo-a para funções de limpeza.
O tribunal deu como provado que a funcionária, então com 38 anos, agrediu Felismina Branca no quarto. Foi condenada a uma multa no valor total de 1250 euros. A condenação assentou no testemunho de outras duas funcionárias, que estavam escondidas debaixo de uma cama .
"Não acredito naquilo", diz o provedor. José Lopes refere ter feito uma reconstituição, através da qual constatou que as duas funcionárias não tinham ângulo de visão. Só poderiam ter ouvido. "Ela disse que bateu as palmas. Não foi chapadas", alega o provedor, sublinhando que a funcionária é brincalhona e que as averiguações feitas pela Segurança Social foram "inconclusivas".
As três funcionárias foram castigadas com dias de suspensão, "por estarem a brincar em horário de trabalho", e Maria manteve-se nos quadros "por razões humanitárias". O marido está sem trabalho. A multa foi descontada do ordenado, a 156 euros por mês. O pagamento ficou concluído este ano, dia 28 de Janeiro.
Paulo Marcelino
CM