sábado, 26 de março de 2011

Santa Casa da Misericórdia do Cadaval

Projecto de estágioIdosos do Cadaval recordaram memórias de outros tempos
Um grupo de idosos do lar e centro de dia da Santa Casa da Misericórdia do Cadaval participaram a 5 de Março numa actividade cultural que teve como objectivo recordar memórias do concelho.

Integrado no projecto de estágio de Elisabete Pereira, aluna do curso de Educação Social, este encontro teve lugar no Museu do Cadaval e começou com uma projecção de slides com referências ao património religioso e arquitectónico do concelho.

A partir desta apresentação estabeleceu-se o diálogo entre os idosos presentes sobre as imagens que tinham visto, tendo desta forma oportunidade de recordarem e narrarem algumas experiências de vida.

A farinha que iam comprar directamente ao moleiro para cozer pão, todas as semanas, ou a ceifa do trigo e o trabalho duro no campo foram algumas das memórias partilhadas.

Depois deste momento revivalista, os idosos assistiram a um recital de guitarra clássica, pelo convidado Nuno Pereira, a que se seguiu uma breve visita guiada ao espólio do museu. No final ainda houve um lanche com um bolo caseiro, acompanhado de chá quente, música e muita conversa.

Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha

II Jornadas Técnicas da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha

Março 24th, 2011 in Jornal das Caldas. Edição On-line

O projecto Ponto de Ajuda da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha vai realizar nos dias 7, 8 e 9 de Abril e 21 de Maio, as II Jornadas Técnicas da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha, sob o tema Percursos.
Este evento, à semelhança do anterior, está dividido em dois seminários autónomos. Nos dias 7 e 8 terá lugar o seminário “Percursos da criança ao idoso”, nas instalações do Inatel Foz do Arelho, onde serão abordados temas como Direitos e Inclusão, Institucionalização, Sexualidades e Desafios na Saúde. As oficinas, direccionadas para as temáticas crianças/jovens e idosos, desenvolverão competências no âmbito do trabalho com clientes involuntários; Vinculação e adaptação na infância; Trabalho terapêutico com crianças; Violência contra idosos; Envelhecimento activo; e Qualidade de vida no idoso.
O programa deste seminário inclui também duas oficinas de Projectos e Experiências que pretendem dar a conhecer programas, estudos e projectos nacionais nas mais diversas áreas, como o envelhecimento activo, sexualidade e afectos, dislexia e inovação social.
O seminário “Percursos na educação – Entre os Riscos e a Inclusão”, decorrerá nos dias 9 de Abril nas instalações do Inatel Foz do Arelho e dia 21 de Maio no auditório da Expoeste, nas Caldas da Rainha. Esta é uma Acção de Formação Contínua creditada com 0,6 UC, através da parceria com o CFAE Centro-Oeste, para docentes de todos os níveis de ensino e de todos os grupos disciplinares, relevando para a progressão na carreira docente.
Neste seminário, disponível também para técnicos, serão abordados temas como Bullying e Violência Escolar; Consumos e Abusos; A Escola e a Multiculturalidade; e Identificação, Diagnóstico e Encaminhamento de Situações de Risco. Nas oficinas, serão dinamizadas temáticas como Bullying – um novo olhar para a escola; Ver e reconhecer; e Trabalhar o bullying. A oficina Projectos e Experiências dará a conhecer dois projectos na área da toxicodependência, implementados e a decorrer no Município das Caldas da Rainha, “Gerações K” e “Caldas Solidária”.
As Jornadas Técnicas da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha, orientadas para a qualificação e formação, ambicionam assim, mais uma vez, através das intervenções dos oradores, moderadores e dinamizadores convidados, contribuir para a qualificação dos serviços, das instituições, das direcções, dos técnicos e dos colaboradores.

Jornal das Caldas on line

Santa Casa da Misericórdia de Chaves

Secretário de Estado elogiou “boa saúde” das valências de Chaves

Após inaugurar novas estruturas de saúde, como o serviço de gastrenterologia do Hospital de Chaves e a Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Manuel Pizarro, considerou que “o Hospital de Chaves está muito melhor do que há quatro anos” e frisou que, mesmo não concordando com o modelo de organização, “será muito injusto não valorizar o esforço dos profissionais e das instituições”.
Num périplo às novas valências de saúde da cidade de Chaves, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Manuel Pizarro, inaugurou na passada sexta-feira o novo serviço de gastrenterologia do Hospital de Chaves e a Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Chaves. “A principal impressão que levo é que as estruturas de saúde do município de Chaves estão de boa saúde”, considerou o responsável, no final da visita.
“O Hospital de Chaves está muito melhor do que há quatro anos. Faz mais consultas, mais cirurgias, tem menos tempo de espera e mais especialidades”, referiu, ao final do dia, o responsável do Governo, justificando que as estatísticas falam por si. “Respeitando o sentimento dos cidadãos, os números objectivos que temos não permitem afirmar que há uma perda de serviços no Hospital de Chaves”, acrescentou Manuel Pizarro, apontando como exemplo a inauguração do serviço de gastrenterologia. Para o responsável, “apesar de existirem seguramente áreas onde temos de melhorar, será muito injusto não valorizar o esforço dos profissionais e das instituições. (…) Faço um apelo desapaixonado. O facto de não estarmos de acordo com o modelo de organização não justifica que não se olhe para as melhorias”.
Considerando-o como “um dos melhores serviços de gastrenterologia do país”, Manuel Pizarro elogiou a renovação das instalações e equipamentos do novo serviço do Hospital de Chaves, um investimento de 265 mil euros, que “dá resposta cabal a todas as necessidades da população do Alto Tâmega em matéria de cuidados gastroenterológicos”, com cinco profissionais da especialidade. O responsável destacou ainda a rapidez do serviço, em que o tempo médio de espera para realizar uma endoscopia é de um mês.
“Temos de fazer um esforço para melhorar a educação da população na utilização dos centros de saúde”
Depois de visitar a Unidade de Saúde Familiar do Centro de Saúde nº2 (ver caixa), a visita do Secretário de Estado da Saúde terminou na Unidade de Cuidados Continuados (UCC) da Santa Casa da Misericórdia de Chaves, aberta desde Agosto do ano passado e com capacidade para acolher 32 utentes de média e longa duração e reabilitação.
“Chaves precisava, Chaves merecia” esta obra, congratulou-se o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Chaves, Nuno Rodrigues. Com um investimento “muito significativo” de cerca 1,8 milhões de euros, e uma comparticipação do Estado de 150 mil euros, Manuel Pizarro considerou a obra “um esforço notável para atenuar as diferenças entre o litoral e o interior”, além de dar resposta ao envelhecimento da população. Em representação do município de Chaves, cuja comparticipação rondou os 350 mil euros, esteve o vice-presidente António Cabeleira, que aproveitou para apelar à criação da Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Tâmega.
Sobre esta reivindicação da população e autarquia, Manuel Pizarro notou que “os modelos de organização não fazem milagres” e defendeu uma “avaliação técnica séria” e “mais fundamentação”. Manuel Pizarro avançou ainda que “há um conjunto recente de contratações para o Hospital que vão melhorar a situação”, já que existe um problema de carência de médicos que é geral no país. Outro aspecto a melhorar é o afluxo excessivo às urgências, rematou o responsável do Governo. “Temos de fazer um esforço para melhorar o funcionamento dos centros de saúde e melhorar a educação da população na utilização dos mesmos, que devem ser usados para a maioria das situações”.
Sandra Pereira
@ctual

Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde

Santa Casa da Misericórdia amplia hospital de Vila Verde

autor Costa Guimarães

A manutenção e melhoria de todos os serviços complementares, como os serviços de Imagiologia e criação de uma Unidade de Cuidados Continuados para 50 utentes constituem outras metas traçadas pela provedoria de Bento Morais.
A Santa Casa quer reduzir o custo energético e baixar as emissões de C02 no seu hospital. Este projecto “hospital verde”— a implementar em Setembro deste ano — tem um custo total de 1 600 mil euros vestimando-se a comparticipação FEDER em 1.112 mil euros.

O hospital mantém a participação no SINAS (projecto da ERS. de avaliação da qualidade dos serviços ), alcançando o nível de excelência clínica, a classificação mais elevada do ranking, em Ortopedia.
A Misericórdia continua a insistir, junto da Segurança Social, pelo alargamento dos acordos de cooperação na valência Creche, Lar de Idosos e Jardim-de-Infância, completamente desfasados da realidade da procura.

Fora dos acordos de cooperação, a Santa Casa acolhe 187 utentes (94 na Creche, 53 no Jardim de Infância, 17 no Lar de Idosos, 5 no Centro de Dia e 18 no Serviço de Apoio ao Domicílio), situação que se agravará com a abertura da secção de Prado, caso a Segurança Social não aprove novos Acordos de Cooperação para essa nova valência pronta a entrar em funcionamento.

Desde Outubr o, a Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde entrou para a Rede Nacional de Cuidados Continuados Intermédios com capacidade para 21 camas, com previsibilidade de internamento até 90 dias.
Na Fisioterapia, em 2010 realizaram-se cerca de 10.086 consultas, 17.633 sessões de Hidro-terapia; 65.930 sessões de Electroterapia, 1.883 sessões de Terapia Ocupacional e 30.467 sessões de Ginásio.

Estrutura em Prado aguarda financiamento

A construção da estrutura de apoio aos idosos e à infância na Vila de Prado com capacidade para 30 utentes em Lar de Idosos, Centro de Dia com capacidade para 10 utentes, Serviço de Apoio Domiciliário também para 10 utentes em cada, e Creche para 33 utentes, sita na Vila de Prado, aguarda agora pelo acordo de financiamento do seu funcionamento.

O QREN deu parecer favorável a um Lar de Idosos em Valbom S. Pedro para 30 utentes na freguesia, tendo-se elaborado em 2010 o projecto de execução da empreitada.
Em 2010, a Santa Casa viu aprovada a candidatura para uma Unidade Móvel ‘Inovar na Prevenção de Diabetes’, a qual deve entrar em funcionamento em breve.
O ‘Banco Solidário’, em cooperação com a Câmara Municipal e Juntas de Freguesia, visa servir a população mais carenciada, privilegiando o voluntariado para o seu funcionamento.
Correio do Minho

sábado, 19 de março de 2011

Santa Casa da Misericórdia do Sardoal

Projecto da Nersant permite preparação e implementação do sistema de gestão da qualidade

Santa Casa da Misericórdia terá certificação de qualidade em Agosto
A decorrer em seis instituições, é objectivo da Nersant alargar o programa a mais entidades da economia social.
Na direcção da Santa Casa da Misericórdia do Sardoal desde 2001, João Carola tem acompanhado de perto o percurso desta instituição particular de solidariedade social (IPSS) rumo à certificação da qualidade. Através da Associação Empresarial da Região de Santarém - Nersant, a Misericórdia do Sardoal iniciou em Agosto de 2010 um projecto que permite a preparação e implementação do sistema de gestão da qualidade. “Neste momento estamos na fase da construção do nosso manual. Toda a documentação está a ser organizada, nomeadamente o registo de correspondência, a história da instituição, comunicação interna, funções de cada profissional e reestruturação do organograma”, revelou João Carola.

A nível operacional, a Santa Casa da Misericórdia tem lucrado com este programa da Nersant. “Há uma melhoria dos serviços prestados, quer a nível de assistência quer a nível de logística. Foram elaborados procedimentos que melhor controlam as encomendas, a lavandaria e a gestão de stocks, através de um sistema informático de acesso à dispensa”, o que acaba por reduzir os custos, admite João Carola.
À elaboração do manual da qualidade, segue-se a última fase deste projecto, que consiste na pré-auditoria de preparação à certificação. “Em Maio decorrerão as auditorias internas para avaliação de todo o sistema e prevê-se que a auditoria de certificação aconteça em Agosto”, conta o director da Santa Casa da Misericórdia do Sardoal, acrescentando que a certificação terá lugar nas quatros valências da instituição – lar, centro de dia, apoio domiciliário e creche.
O projecto da Nersant para preparação e implementação do sistema de gestão da qualidade é especialmente direccionado para entidades da economia social, e para além de desenhar um sistema de gestão da qualidade potenciador de melhorias organizacionais e de rentabilizar os tempos de resposta, permite ainda preparar a instituição para a qualificação de acordo com as normas da Segurança Social.
O Mirante

sexta-feira, 11 de março de 2011

Santa Casa da Misericórdia do Extremo

Salvaterra do Extremo: Misericórdia já tem provedor

09/03/2011, 12:08

Partilhar:O Centro de Dia de Salvaterra do Extremo já tem solução à vista. Esta quinta-feira, dia 10 tomam posse os novos órgãos sociais que vão gerir os destinos da instituição até 2013.

António Carreiro será o próximo provedor da Santa Casa da Misericórdia da localidade, que gere o Centro de Dia. Na mesa administrativa, o próximo provedor será acompanhado por João Jesus, João Moreira, Manuel Rascão, Emília Dias e Isabel Xavier.

Na Assembleia Geral ficam, com presidente, Paulo Carreiro, vice-presidente, Joaquim Soares, coadjuvados por Pedro Beringuilho, Maria de Jesus Moreira, Maria Bargão de Jesus e Isabel Bargão.

No conselho fiscal ficam Paulo Lopes, como presidente, com Carlos Rascão, João Mota, Carminda Carreiro, Maria José Remédios e Domingos Peres.

"A situação é positiva porque já falámos com os responsáveis da União das Misericórdias que prometeram ajudar-nos", refere António Carreiro.

Quanto aos acordos com a Segurança Social, o futuro provedor, diz que não sabe em que está a situação, mas está optimista de que podem continuar e que ainda não foram cancelados.

Logo à partida, o Centro de Dia vai começar do zero. "Os funcionários que estavam foram despedidos e vamos readmitir dois novos, que consideramos ser suficientes. Porque eu decidi apostar numa equipa de excelência. Tive a coragem de falar com seis ou sete senhoras, as nossas esposas, que vão fazer voluntariado", garante.

António Carreiro afirma que esta situação foi complicada, porque ninguém estava à espera que acontecesse. "Porque o Centro encerrou para não despedirem duas funcionárias", explica.

E frisa que não está, nem quer estar contra ninguém. "Quero por uma pedra sobre este assunto e vamos começar do zero", promete.

Só lamenta que os maiores prejudicados tenham sido os idosos que desde que o Centro encerrou ficaram sem qualquer tipo de apoio, quer a nível alimentar, quer a nível de higiene.

Por outro lado, recorda que chegou a estar cortada a luz e a água e o presidente da Junta teve que pagar para que os serviços fossem repostos.
Autor: Cristina Mota Saraiva

quinta-feira, 10 de março de 2011

Santas Casas da Angra do Heroísmo, da Madalena do Pico e de Ponta Delgada

EM 2011 Ano Europeu do Voluntariado assinalado no arquipélago

Publicado na Quarta-Feira, dia 02 de Março de 2011, em Actualidade

Além das Santas Casas da Misericórdia, autarquias e outras associações vão assinalar o Ano Internacional do Voluntariado nas ilhas, ao longo de 2011, com várias iniciativas. O Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado (CNPV), entidade oficial na promoção da iniciativa no país, conta com 10 entidades no arquipélago açoriano.

Para já, estão inscritas dez instituições açorianas junto do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado (CNPV), entidade oficial coordenadora das celebrações do Ano Internacional do Voluntariado no país.
Além das Santas Casas da misericórdia de Angra do Heroísmo e da Madalena do Pico, a autarquia de Ponta Delgada, a Universidade Sénior de Ponta Delgada; o Banco Alimentar Contra a Fome de São Miguel, o Gabinete de Apoio à Vítima da APAV, a Associação de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, a Casa do Povo de Santa Bárbara da Ilha Terceira e o Lar Luís Soares de Sousa são as organizações promotoras de voluntariado nos Açores.

O CNPV esclarece que poderão existir outros organismos com planos de actividade, mas actualmente, a sua lista de adesões é a acima referenciada.
O Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado é uma entidade criada por Decreto-Lei (Dec.-Lei n.º 389/99, de 30 de Setembro), composta por representantes de vários ministérios, dos governos regionais dos Açores e Madeira, bem como das associações nacionais dos Municípios Portugueses e das Freguesias, União das Misericórdias Portuguesas, Cruz Vermelha Portuguesa, Liga dos Bombeiros Portugueses, Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento, entre outros.

Misericórdia de Angra com calendário

A Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo (SCMAH) respondeu ao desafio lançado pela Comissão Europeia e, em conjunto com as mais variadas entidades oficiais, instituições da sociedade civil e demais instituições congéneres, irá assinalar o Ano Europeu do Voluntariado.

O programa de actividades apresenta múltiplas acções e eventos que visam mobilizar, não só a instituição, como os seus clientes, colaboradores, voluntários (dirigentes e não dirigentes) e comunidade em geral.

Segundo nota informativa da SCMAH, “objectivo principal deste Programa para o Ano Europeu do Voluntariado 2011 consiste em fazer passar esta mensagem: o voluntariado é a forma por excelência de exercício da nossa cidadania activa”.

Para a divulgação destas iniciativas a instituição aderiu às novas tecnologias e criou uma página na internet (http://servoluntariosempre.blogs.sapo.pt/) que querem que seja “um espaço virtual de encontro e de partilha de testemunhos, de ideias, de opiniões, do sentir dos voluntários. Nele procuraremos também actualizar as actividades realizadas no âmbito do nosso Programa para o Ano Europeu do Voluntariado”.

12 meses para ser voluntário

O serviço de Voluntariado da SCMAH definiu para cada mês do ano, um programa de actividades. Em Janeiro, houve a oficialização da colaboração da SCMAH e do Serviço de Voluntariado com o Projecto “Escolhas com o coração”, da responsabilidade de uma turma de 12º ano da Escola Secundária P.e Jerónimo Emiliano de Andrade.
A divulgação do Programa do Ano Europeu nos órgãos de comunicação social, a concepção de spot publicitário para rádios, bem como de materiais de apoio às acções de sensibilização a desenvolver, a realização do workshop “Facilitadores para a comunicação e disfagia no idoso” e o ciclo de cinema: “A Cidade da Alegria” foram outras das acções desenvolvidas.
Para Março, está prevista a formação para voluntários intitulada “A relação de ajuda em voluntariado” pela Enfermeira Catarina Santos, a 11 de Março; uma acção de acção de sensibilização a definir e a continuação do ciclo de cinema.

“A ética em voluntariado” é a formação para Voluntários que será ministrado pelo Pe. José Júlio Rocha a 11 de Abril, e dali a precisamente um mês, a 11 de Maio, o workshop “Estimular é encorajar para a vida” pela Dra. Miriam Reis.

No Verão, em Junho, o Programa do Ano Europeu prevê uma participação no programa “Angra a Pé”, bem como divulgação nas festas Sanjoaninas 2011 e a participação no Congresso Insular das Misericórdias dos Açores e da Madeira com a seguinte comunicação “Voluntariado: força de mudança”.

Em Agosto e Setembro, manter-se-á a actividade “Angra a Pé”, bem como a publicação de artigos de opinião para assinalar a efeméride europeia, retomando-se em Outubro o calendário comemorativo com o workshop para voluntários: “Cui (Dar)”, pela Dra. Sabina Romão, além da continuação do ciclo de cinema.

Novembro será marcado pela celebração eucarística pelos voluntários da SCMAH já falecidos (dirigentes e não dirigentes) e de uma formação aberta a novos voluntários propostos ao longo do ano 2011 com colaboração da Universidade Católica Portuguesa (UCP) pelo Dr. Henrique Joaquim.

A finalizar o ano e as celebrações decorrerá, em Dezembro, um “lanche intergeracional, com crianças, idosos, voluntários, além de uma sessão oficial de encerramento das comemorações do Dia Internacional do Voluntário da SCMAH com programa a definir.

Incentivar esforços a nível europeu

No dia 27 de Novembro de 2009, o Conselho de Ministros da União Europeia (U.E.) declarou oficialmente 2011 como o Ano Europeu das Actividades Voluntárias que Promovam uma Cidadania Activa.

O Ano Europeu tem por objectivo geral incentivar e apoiar os esforços desenvolvidos pela Comunidade, pelos Estados-Membros e pelas autoridades locais e regionais tendo em vista criar condições na sociedade civil propícias ao voluntariado na U.E. e aumentar a visibilidade das actividades de voluntariado na U.E.

Trata-se de um objectivo geral que, segundo orientações europeias, visa ser operacionalizado através de quatro grandes objectivos específicos: criar um ambiente propício ao voluntariado na U.E; dar meios às organizações que promovem o voluntariado para melhorar a qualidade das suas actividades; reconhecer o trabalho voluntário; e sensibilizar as pessoas para o valor e a importância do voluntariado.

Para esse efeito, cada Estado Membro designou o organismo responsável pela organização da sua participação no Ano Europeu, sendo o Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado (CNPV) o designado para Portugal.

Humberta Augusto

terça-feira, 8 de março de 2011

Santas Casas das Misericórdias de Sardoal e de Santarém

Protocolo de cooperação leva Misericórdias a partilhar valências


Desenvolver novos projectos sociais e possibilitar a frequência de funcionários em programas de formação com maior eficácia são dois objectivos do protocolo de cooperação assinado na tarde de sexta-feira, 4 de Março, entre as Santas Casas das Misericórdias (SCM) de Sardoal e Santarém, no âmbito da investigação, formação especializada, apoio à responsabilidade social, intercâmbio de estagiários e apoio a candidaturas nas suas áreas de actuação.

A cerimónia decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho do Sardoal e para além do presidente da autarquia, Fernando Moleirinho, contou com a presença dos Provedores da Santa Casa da Misericórdia do Sardoal, Anacleto Batista e do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, Mário Augusto Rebelo que sublinharam a importância desta cerimónia, uma vez que não é usual ver duas Misericórdias a estabelecer parcerias entre si.

“Associarmo-nos ao Sardoal era importante porque com 511 e 505 anos somos talvez as duas misericórdias mais antigas que existem no país”, realçou Mário Augusto Rebelo. Para o provedor este tipo de protocolo vai permitir que a instituição possa vir a crescer na oferta de respostas sociais permitindo, por exemplo, que os colaboradores da SCM Santarém possam vir a aprender com os do Sardoal. O provedor da SCM do Sardoal, Anacleto Baptista espera que este protocolo possa vir a dar frutos para fazer frente às dificuldades que os esperam.

O Mirante

sábado, 5 de março de 2011

Santa Casa da Misericórdia de Valpaços

Valpaços

Moção contou com apenas uma abstenção

Assembleia Municipal pede demissão do provedor da Misericórdia

Para a Assembleia Municipal o provedor Eugénio Morais deixou de ter condições para estar à frente da Misericórdia
A Assembleia Municipal de Valpaços aprovou uma moção de recomendação que propõe a demissão do provedor da Misericórdia e sugere que a instituição seja liderada pelo presidente da Câmara. Os subscritores da moção argumentam que, depois dos últimos acontecimentos relacionados com o encerramento do hospital, o provedor não tem condições para negociar com o Estado a reabertura da unidade.

A moção foi apresentada pelo deputado socialista Afonso Videira, ex-director clínico do Hospital de Valpaços, e mereceu os votos favoráveis dos restantes deputados municipais e presidentes de junta, à excepção do autarca de Sanfins, Leonardo Jardim, que optou por abster-se.

Na origem da recomendação estão os últimos acontecimentos relacionados com o encerramento do Hospital de Valpaços, que já motivou dois protestos por parte da população e dos funcionários da unidade, que, de uma hora para outra, ficaram no desemprego.

A unidade encerrou em Janeiro, poucos dias depois de ter sido entregue à Santa Casa por ordem judicial e na sequência de uma providência cautelar que a própria Misericórdia interpôs para acabar com o contrato que man-tinha com a empresa que geria o Hospital desde 1999. A Misericórdia justificou o encerramento com o fim dos protocolos que mantinham com a Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN). E ainda com a necessidade de obras na unidade. Há menos de uma semana, numa reunião conjunta entre o provedor da Misericórdia, o presidente da Câmara de Valpaços e a ARSN, esta última admitiu estar disposta a assinar novos protocolos, findas as obras. No entanto, para os deputados da Assembleia Municipal valpacense, “pela forma como conduziram todo este processo, os órgãos de gestão da Santa Casa da Misericórdia estão fragilizados e descredibilizados na opinião pública e, por isso, sem condições para negociar qualquer solução.

“Em virtude do que se passou, tendo em conta o encerramento de um hospital que funcionava perfeitamente, dos protestos que houve da população e da questão dos trabalhadores, neste momento, o provedor não tem condições para negociar com o Estado”, afirmou Afonso Videira, revelando que “a pessoa com mais capacidade para liderar a Misericórdia é o presidente da Câmara”. “Haveria toda a vantagem em ser ele a ocupar os dois cargos”, frisou o deputado.

Para Afonso Videira, além do provedor, toda a mesa administrativa da Misericórdia se deveria demitir. “Está à vista de toda a gente. Se a grande maioria da sociedade está contra eles; se os representantes eleitos democraticamente estão a favor da sua saída e se a Misericórdia é uma instituição do concelho, eles têm mais é que se pôr em sintonia”, defendeu Afonso Videira.

O Semanário TRANSMONTANO tentou o ouvir o provedor, mas Eugénio Morais mostrou-se indisponível para reagir ao teor da moção.

Por: Margarida Luzio

Semanário Transmontano