quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Santa Casa da Misericórdia de Barcelos

21 Janeiro 2009 - 00h30

Investigação: Processo entregue no Ministério Público
PJ esclarece fraude
A Polícia Judiciária de Braga concluiu a investigação de uma fraude detectada na Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, no valor de 600 mil euros.


Foram constituídos arguidos dois funcionários, entretanto afastados da instituição, que durante pelo menos seis anos (entre 2001 e 2007) terão desviado aquelas verbas para as suas contas pessoais.

Segundo o CM apurou, a investigação foi desencadeada em 2007, com uma carta anónima. A PJ fez buscas e acabou por identificar os funcionários administrativos.

Não foram sujeitos a qualquer medida de coacção, já que entretant deixaram de trabalhar na Misericórdia.

A PJ acredita que aqueles funcionários transferiam pequenas quantias para as suas contas, utilizando também artifícios contabilísticos para dar a falsa ideia de que a contabilidade estava regular.

Há ainda situações de vales que terão sido entregues naquela instituição de solidariedade social, não tendo depois as quantias sido respostas.

O processo foi agora para o Ministério Público de Barcelos que poderá, ou não, deduzir acusação. Está em causa o crime de peculato, apropriação de dinheiro público e falsificação de documentos. Só no final do inquérito é que os suspeitos poderão ser obrigados a repor os 600 mil euros.

Tânia Laranjo

CM

Sem comentários: