sábado, 11 de setembro de 2010

Santa Casa da Misericórdia de Óbidos

Creche da Misericórdia de Óbidos abriu no início do mês
Publicado a 10 de Setembro de 2010.

A creche da Santa Casa da Misericórdia de Óbidos abriu as suas portas pela primeira vez no passado dia 1 de Setembro para acolher perto de 30 crianças, divididas pelas valências de berçário, sala para crianças de um e dois anos, e uma outra para crianças até três anos. No entanto, a sua inauguração oficial irá decorrer apenas em Janeiro de 2011, no âmbito das cerimónias dos 500 anos da Santa Casa da Misericórdia de Óbidos e do feriado municipal
“Este equipamento veio colmatar uma lacuna pública nesta área”, explicou o provedor, Carlos Orlando, lembrando as estimativas que dão conta de uma carência de creches no país na ordem dos 33%. Com esta abertura passaram a existir no concelho de Óbidos quatro creches, sendo que esta, por se situar no Bairro da Senhora da Luz (zona de fronteira entre concelhos), tem crianças de Óbidos e das Caldas.
A equipa técnica é formada por duas educadoras de infância e cinco auxiliares educativas. Os restantes serviços de limpeza, alimentação e administrativos são garantidos pela Misericórdia, que possui também o lar residencial onde tem 52 pessoas, presta serviço de apoio ao domicílio a 40 pessoas e tem o Clube Sénior.
“É sempre muito agradável aumentar o nosso património, criando simultaneamente postos de emprego”, disse Carlos Orlando. O responsável destacou ainda o facto desta creche ficar junto do lar de idosos, permitindo um convívio entre os mais novos e os mais velhos. “Cada vez mais se aposta nos projectos inter-geracionais porque as crianças alegram e estimulam a afectividade dos idosos, ao passo que estes são grandes “livros” de sabedoria e de experiencias, que transmitem aos mais novos”, explicou.
Carlos Orlando garantiu ainda que a mesa da Misericórdia estará atenta às necessidades locais, admitindo abrir salas também de jardim-de-infância.
O investimento total da obra rondou os 500 mil euros, co-financiado pelo Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) 2 e com o apoio da Câmara de Óbidos. O equipamento está planeado para 33 crianças, continuando abertas vagas para algumas das salas. Os interessados poderão obter informações através da internet ou dirigindo-se à Santa Casa da Misericórdia.

Fátima Ferreira
fferreira@gazetacaldas.com

Sem comentários: