2010-08-13 10:21:46
Misericórdia do Sardoal inicia processo de implementação do sistema de gestão da qualidade Partilhar
Está concluída a primeira fase da “caminhada” rumo à certificação da qualidade na Santa Casa da Misericórdia do Sardoal.
Decorreu, nesta instituição, a auditoria de diagnóstico que dita o arranque do projecto da Nersant que permite a implementação do sistema de gestão da qualidade nas entidades da economia social.
“Excelência de serviço, em concordância com a legislação em vigor” é apontada por Anacleto da Silva Batista, Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Sardoal, como a principal vantagem do projecto da Nersant que permite a implementação do sistema de gestão da qualidade nas IPSS’s. “A legislação vai avançar e queremos ser reconhecidos como prestadores de cuidados de qualidade”, afirma Anacleto Batista, advertindo para o facto de que “quem não tiver a certificação da qualidade não poderá prestar determinados serviços”.
Para o provedor, que dirige a Santa Casa da Misericórdia do Sardoal desde 1989, a certificação da qualidade nestas entidades é indispensável. “A qualidade, fundamentalmente nestas instituições, devia ser uma exigência desde a primeira hora e desde o primeiro momento”, refere, pelas variadas respostas sociais que as instituições podem acarretar. O provedor exemplifica com a Santa Casa da Misericórdia do Sardoal, onde a qualidade vai ser implementada não só no lar de idosos, mas também no centro de dia, serviço de apoio domiciliário e creche. “Ou são as crianças que vão para a creche, que precisam de qualidade de vida para se fazerem gente crescida, ou são as pessoas que estão no fim da vida e precisam de qualidade de vida para terminarem os seus dias com dignidade”, explica Anacleto Batista.
A qualidade é, assim, encarada pelo provedor como um conceito global e integrado, onde se devem ter em conta cuidados com a alimentação, habitação e higiene dos utentes, sujeitos, através do projecto da Nersant, a “procedimentos adequados com as normas comunitárias”.
“Sensibilização na área da qualidade” a todos os colaboradores da instituição, “concepção e implementação do sistema de gestão da qualidade” e ainda “pré-auditoria de preparação à auditoria de concessão da certificação” são as próximas fases do projecto, que tem como objectivo preparar as instituições para a qualificação, de acordo com as normas da Segurança Social, bem como desenhar um sistema de gestão da qualidade potenciador de melhorias organizacionais, de rentabilidade, e de tempos de resposta.
Rádio Cidade de Tomar
Misericórdia do Sardoal inicia processo de implementação do sistema de gestão da qualidade Partilhar
Está concluída a primeira fase da “caminhada” rumo à certificação da qualidade na Santa Casa da Misericórdia do Sardoal.
Decorreu, nesta instituição, a auditoria de diagnóstico que dita o arranque do projecto da Nersant que permite a implementação do sistema de gestão da qualidade nas entidades da economia social.
“Excelência de serviço, em concordância com a legislação em vigor” é apontada por Anacleto da Silva Batista, Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Sardoal, como a principal vantagem do projecto da Nersant que permite a implementação do sistema de gestão da qualidade nas IPSS’s. “A legislação vai avançar e queremos ser reconhecidos como prestadores de cuidados de qualidade”, afirma Anacleto Batista, advertindo para o facto de que “quem não tiver a certificação da qualidade não poderá prestar determinados serviços”.
Para o provedor, que dirige a Santa Casa da Misericórdia do Sardoal desde 1989, a certificação da qualidade nestas entidades é indispensável. “A qualidade, fundamentalmente nestas instituições, devia ser uma exigência desde a primeira hora e desde o primeiro momento”, refere, pelas variadas respostas sociais que as instituições podem acarretar. O provedor exemplifica com a Santa Casa da Misericórdia do Sardoal, onde a qualidade vai ser implementada não só no lar de idosos, mas também no centro de dia, serviço de apoio domiciliário e creche. “Ou são as crianças que vão para a creche, que precisam de qualidade de vida para se fazerem gente crescida, ou são as pessoas que estão no fim da vida e precisam de qualidade de vida para terminarem os seus dias com dignidade”, explica Anacleto Batista.
A qualidade é, assim, encarada pelo provedor como um conceito global e integrado, onde se devem ter em conta cuidados com a alimentação, habitação e higiene dos utentes, sujeitos, através do projecto da Nersant, a “procedimentos adequados com as normas comunitárias”.
“Sensibilização na área da qualidade” a todos os colaboradores da instituição, “concepção e implementação do sistema de gestão da qualidade” e ainda “pré-auditoria de preparação à auditoria de concessão da certificação” são as próximas fases do projecto, que tem como objectivo preparar as instituições para a qualificação, de acordo com as normas da Segurança Social, bem como desenhar um sistema de gestão da qualidade potenciador de melhorias organizacionais, de rentabilidade, e de tempos de resposta.
Rádio Cidade de Tomar
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