Combate ao isolamento
Tele-assistência apoia idosos
A Santa Casa da Misericórdia Fátima-Ourém lançou um serviço de tele-assistência para apoiar idosos em situação de isolamento
Cada idoso terá uma pulseira ou um colar, enquanto na casa do utente é instalado um equipamento com intercomunicador que exige uma linha telefónica fixa. Ao ser pressionado o botão é feita a ligação a uma central de assistência da empresa Helpphone, parceira no projecto, .A provedora da instituição adianta que, numa primeira fase serão operadores afectos a esta central a fazer uma triagem da situação. Posteriormente serão accionados bombeiros, forças de segurança, técnicos da Santa Casa, familiares ou vizinhos.«A experiência da Helpphone revela que 80 por cento dos contactos que são feitos é para os idosos, que se sentem sozinhos, conversarem», afirma Fernanda Rosa. O serviço pode ser usado para recordar aos utentes a toma de medicação. «Este apoio dá resposta ao nível da saúde e da segurança, além de combater a solidão», assinala.O processo em fase experimental contempla cinco idosos residentes na freguesia de Fátima. Até ao final do ano, a Santa Casa da Misericórdia deve alargar o serviço a 25 pessoas. «Temos capacidade de resposta para chegar a todo o concelho», afirmou a provedora. O serviço tem um custo de 15 euros mensais. Mas, «ninguém deixa de o ter se não puder pagar», assegurou.
Lucília Oliveira FÁTIMA MISSIONÁRIA26-05-2009 • 16:00
Tele-assistência apoia idosos
A Santa Casa da Misericórdia Fátima-Ourém lançou um serviço de tele-assistência para apoiar idosos em situação de isolamento
Cada idoso terá uma pulseira ou um colar, enquanto na casa do utente é instalado um equipamento com intercomunicador que exige uma linha telefónica fixa. Ao ser pressionado o botão é feita a ligação a uma central de assistência da empresa Helpphone, parceira no projecto, .A provedora da instituição adianta que, numa primeira fase serão operadores afectos a esta central a fazer uma triagem da situação. Posteriormente serão accionados bombeiros, forças de segurança, técnicos da Santa Casa, familiares ou vizinhos.«A experiência da Helpphone revela que 80 por cento dos contactos que são feitos é para os idosos, que se sentem sozinhos, conversarem», afirma Fernanda Rosa. O serviço pode ser usado para recordar aos utentes a toma de medicação. «Este apoio dá resposta ao nível da saúde e da segurança, além de combater a solidão», assinala.O processo em fase experimental contempla cinco idosos residentes na freguesia de Fátima. Até ao final do ano, a Santa Casa da Misericórdia deve alargar o serviço a 25 pessoas. «Temos capacidade de resposta para chegar a todo o concelho», afirmou a provedora. O serviço tem um custo de 15 euros mensais. Mas, «ninguém deixa de o ter se não puder pagar», assegurou.
Lucília Oliveira FÁTIMA MISSIONÁRIA26-05-2009 • 16:00
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