sábado, 12 de fevereiro de 2011

Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo

Viana do Castelo: Igreja da Misericórdia encerrada para obras

Alto Minho
2011-02-08
Marta Caldeira

A igreja da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo está encerrada desde o passado fim-de-semana para segurança dos fiéis. Há já algum tempo que a direcção da instituição apontava para a necessidade de uma intervenção, mas depois de há dias ter caído um grande pedaço do tecto, as obras urgem e os concursos públicos vão, agora, ser lançados.

“Por sorte não se encontrava ninguém naquela hora na igreja quando aquele pedaço do tecto desmoronou, pois no local onde caiu é precisamente onde costuma estar o nosso coro”, explicou João Campos Sardinha, da Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo. “Já há algum tempo que o estuque do tecto estava a cair em pequenos pedaços, não só de gesso, mas também de madeira”, apontou o responsável, reportando-se aos sinais de envelhecimento do edifício, que é património nacional desde 1910.

Mas a intervenção necessária é mais detalhada e inclui, por exemplo, o revestimento dos azulejos das paredes e um novo estucamento da abóbada da nave.
Mas prevê-se, também, uma intervenção ao nível das paredes do arco cruzeiro, onde se nota uma cedência e m termos da sua estrutura.

“Nós já estávamos a prever estes arranjos, até porque o projecto de recuperação daquela igreja vem sendo alvo do traba-lho de um arquitecto para o efeito”, apontou o mesário, em declarações ao jornal ‘Correio do Minho’. “Aliás, só para restaurar o telhado, prevê-se que seja gasto mais de um milhão de euros”, acrescentou.
“É que o tecto desta igreja tem pinturas da época renascentista, do século XVI, sendo que além da recuperação do telhado, há depois que recriar esses cenários também”.

A partir de agora, e até as obras arrancarem e terminarem, as missas que antes se realizavam na Igreja da Misericórdia de Viana passam a ter lugar na Igreja de Santa Rita, na Rua de Santiago, adjacente ao Lar de Santiago.
A Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia tem desenvolvido esforços para a realização de obras, tendo, aliás, apresentado uma candidatura ao Quadro de Referência Estratégico Nacional, que foi aprovada.
Neste momento, a instituição encontra-se a preparar o lançamento dos concursos, a fim de dar início à obra o mais depressa possível.

Correio do Minho

Sem comentários: