A Santa Casa da Misericórdia de Tomar vai iniciar a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade, no âmbito de um projecto da Nersant. É a décima primeira instituição particular de solidariedade social (IPSS) do distrito a aderir a este projecto, especificamente direccionado para as instituições da Economia Social e que se destina a apoiá-las na concepção e implementação de um sistema de gestão da qualidade, de acordo com os requisitos gerais da norma NP EN ISO 9001:2008.
Durante o processo de preparação, a instituição é acompanhada por uma equipa de consultores especializados, que, partindo da análise concreta de cada instituição ajudam na definição da estratégia a implementar. Após este período de preparação, cuja duração é variável e que inclui várias etapas, como a auditoria de diagnóstico, sensibilização, concepção e implementação do sistema de gestão da qualidade e ainda pré-auditoria de preparação à auditoria de concessão da certificação, as instituições poderão solicitar a Certificação.
Embora a Certificação de Qualidade não seja obrigatória, dependendo apenas da vontade da própria instituição, a Nersant tem procurado sensibilizar as IPSS para esta temática, considerando que a Certificação de Qualidade beneficia a imagem e credibilidade das instituições, funcionando como um selo de qualidade nas respostas sociais que disponibilizam.
Para além disso, do processo de certificação resultam outras mais-valias, que advêm das melhorias introduzidas na gestão interna da Organização, que permite, por exemplo, um maior rigor no controle nos custos, a redução dos tempos de espera, sendo ainda de registar um maior envolvimento e responsabilização de todos os colaboradores na gestão da instituição.
O Mirante
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