sábado, 16 de outubro de 2010

Santa Casa da Misericórdia de Lousada

Lousada

Serviço de Atendimento Permanente irá funcionar até Abril de 2011
O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lousada, Bessa Machado, adiantou, na última semana, ao TVS, que o SAP de Lousada vai passar a ter uma nova designação na sequência de um novo protocolo assinado entre a União das Misericórdias Portuguesas e o Ministério da Saúde. O novo acordo entre a Misericórdia e a ARS Norte vai fazer a integração dos hospitais das Misericórdias no Serviço Nacional de Saúde, isto é, os doentes vão passar a ir ao Centro de Saúde e no caso de terem de fazer consulta de especialidade (oftalmologia ou otorrino) vão poder fazê-lo ou num hospital público, (Padre Américo ou S. João, por exemplo) ou deslocar-se a uma Misericórdia e ser atendidos em igualdade de circunstâncias como se estivessem num hospital do Estado. A vantagem deste acordo é que permite a cada uma das Misericórdias dar resposta em determinadas especialidades para as quais o SNS não tem capacidade de resposta.

Ao TVS, Bessa Machado revelou, ainda, que não é conhecida a nova figura que vai substituir o SAP. "Não sei se se vai chamar consulta não programada ou consulta aberta ou terá outra designação. Há Misericórdias em que o SAP vai desaparecer e outros em que vai ser feita pura e simplesmente a sua substituição", salientou reafirmando que o SAP de Lousada irá funcionar até Abril de 2011.

Segundo a Lusa, os acordos decorrentes do protocolo assinado entre o Ministério da Saúde e a União das Misericórdias Portuguesas (UMP), em Março último, que deviam estar protocolados até final de Setembro mas ainda não foram concluídos. De acordo com a agência estarão a decorrer negociações entre as duas instituições de forma a estabelecer o enquadramento técnico dos acordos de cooperação a formalizar entre as respectivas Administrações Regionais de Saúde e cada uma das misericórdias.

O protocolo que normaliza as relações entre as misericórdias e a ARS Norte data de 1995.

Refira-se que só o SAP de Lousada tem perto de 4000 utentes mês, e recebe anualmente cerca de 46 mil utentes dos mais diversos concelhos do Vale do Sousa. Este serviço está em funcionamento desde 2001 altura em que o hospital da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Lousada entrou em funcionamento. O SAP Lousada, à semelhança de outras unidades de atendimento permanente, funciona como um pólo de triagem para os hospitais centrais, como o Centro Hospitalar do Vale do Sousa e Tâmega, o mesmo acontecendo com os SAP de Felgueiras e Marco de Canaveses.

Miguel Ângelo
TVS

Sem comentários: