domingo, 31 de outubro de 2010

Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede

Escrito por José Carlos Silva

Cantanhede

Nova creche da Misericórdia começa a receber utentes

Esta terça-feira deverá ser emitida a licença de utilização e a partir daí a nova creche construída pela Santa Casa da Misericórdia começará a receber os seus primeiros utentes, soube o Diário de Coimbra junto de fonte ligada àquela instituição.
Esta nova resposta social localizada no centro da cerca da Misericórdia aumenta, assim, a capacidade para acolher crianças e bebés dos quatro meses aos dois anos em 52 utentes, esperando, desta forma, responder às muitas inscrições feitas anualmente nesta faixa etária.
Trata-se de uma nova infra--estrutura que a Misericórdia de Cantanhede candidatou ao Programa de Alargamento de Rede de Equipamentos Sociais (PARES) e que o Instituto da Segurança Social aprovou, num investimento público-privado de cerca de 430 mil euros, cujo montante a suportar pela Santa Casa, a título de autofinanciamento, é superior à comparticipação do Estado, que financiou o projecto em apenas cerca de 48%, ou seja, cerca de 200 mil euros, revelou a mesma fonte ao nosso Jornal.
A construção deste novo edifício surgiu para dar resposta à “lacuna”, no que respeita a vagas para as crianças sobretudo entre os quatro e os 12 meses.
O projecto desta nova creche engloba salas de berços, salas parque, salas de isolamento e de actividades, refeitório, instalações sanitárias, balneários e instalações para o pessoal.
Com as crianças vão estar a trabalhar educadoras de infância e ajudantes de acção educativa. A restante equipa, em termos de cozinha, lavandaria e serviços gerais, é comum a outras respostas sociais da instituição.
Recorde-se que a oferta da Santa Casa de Cantanhede, em termos infantis, engloba também a valência de jardim-de-infância, actualmente com cerca de 120 utentes, e o ATL, com mais de 65 crianças.
Estas actividades de tempos livres ainda se mantêm devido ao interesse manifestado pelos pais, apesar do esforço económico a que obriga a instituição.
A Santa Casa acolhe ainda crianças em risco, através do Lar de Infância Maria Cordeiro. Conta actualmente com cerca de 30 utentes, apenas do sexo feminino, que são apoiadas em termos educativos pela congregação francesa Union Chrétienne de Saint Chaumond e por uma equipa técnica multidisciplinar.
A instituição de Cantanhede tem também as valências de Lar de Idosos (55 utentes), Apoio Domiciliário (perto de 20 pessoas), Centro de Dia (cerca de 25 idosos) e um sector agrícola.

Diário de Coimbra

Sem comentários: