Utentes da Misericórdia de Chaves festejaram o dia de S. Martinho
Mantendo-se fiel à tradição, a Santa Casa da Misericórdia de Chaves celebrou o Dia de S. Martinho na companhia dos utentes de todos os equipamentos sociais da Instituição.
Aníbal Paiva, há três anos no Lar de Terceira Idade Padre Justino Magalhães, conta com 76 anos e foi o primeiro utente a frequentar o Lar. Recordou com alguma nostalgia as tradições vividas na sua aldeia natal e confessou gostar desta época do ano que lhe “traz cheiros e sabores difíceis de esquecer, como o convívio que havia com todas as pessoas da aldeia comendo as castanhas assadas”, referiu.
Encontro de gerações
O Centro Social de Casas dos Montes proporcionou um encontro de gerações, juntando no mesmo espaço os idosos do Lar Padre Justino Magalhães e as crianças do Jardim-de-Infância.
Não faltou a ementa típica de S. Martinho, castanhas, fêveras, sardinhas, pão centeio e a jeropiga. As sobremesas tiveram a colaboração dos encarregados de educação.
O provedor endereçou uma palavra de agradecimento a todos os colaboradores da Instituição, bem como aos pais das crianças que “amavelmente colaboraram com a confecção de sobremesas”.
João Paulo Abreu salientou ainda que “ao longo do ano pretendemos desenvolver uma série de actividades que dêem continuidade ao desenvolvimento adequado das crianças” e deixou um repto: “apesar da conjuntura económica e social não ser a melhor, contamos com o apoio e colaboração de todos, para continuarmos a dar resposta aos desafios diários que surgem”, rematou.
Convívio e animação
Os encontros foram animados ao som de música e com muita animação.
Todos os magustos, celebrados em todos os equipamentos sociais da Misericórdia, foram partilhados com a direcção da Instituição e os respectivos mesários responsáveis, em ambiente de convívio familiar, servindo para os utentes recordarem vivências passadas e darem um pé de dança.
De acordo com a equipa de animação sócio cultural da Misericórdia de Chaves, “promover momentos de entretenimento aos utentes e interacção social, mantendo vivas as tradições, fazem parte dos objectivos principais da realização dos magustos”.
O Lar de Santa Isabel contou com a colaboração do Rancho Folclórico de Santa Valha. Cândido da Rosa levou animação ao lar de idosos, através da concertina e ao som de um reportório de músicas tradicionais populares. Os utentes do Lar de Nossa Senhora da Misericórdia e do Centro Social de Casas dos Montes também estiveram presentes.
Na passada sexta feira, o convívio de S. Martinho, na Escola de Artes e Ofícios, juntou as crianças e jovens do Lar de Infância e Juventude e do Centro de Acolhimento Temporário, contando com a presença do pároco Delmino Fontoura, que colaborou com a dádiva de castanhas.
De acordo com Amílcar Cunha, mesário responsável pelo equipamento, “ainda continua a haver solidariedade por parte das pessoas e dos colaboradores da Instituição em dar continuidade às actividades e projectos de causas sociais”.
No Lar de Nossa Senhora da Conceição, em Vidago, as crianças do jardim-de-Infância cantaram para os idosos e dois utentes interagiram activamente, através do canto de fados e do toque de acordeão.
Sandra Gonçalves
Santa Casa da Misericórdia de Chaves
Sem comentários:
Enviar um comentário