quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo

Viana do Castelo: Praça da República em requalificação

autor Redacção


A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, um protocolo para a conservação do património quinhentista da Praça da República.
Em causa está a valorização e conservação do património histórico e arquitectónico do conjunto monumental da principal praça da cidade.

O protocolo entre a autarquia e a Santa Casa da Misericórdia assenta no reconhecimento da necessidade de reabilitação de um património arquitectónico que representa um dos melhores cartões de visita da cidade, bem como da dificuldade daquela entidade para suportar a totalidade dos encargos financeiros.

Misericórdia abre espaços à fruição pública

A autarquia vai comparticipar em 50% os estudos e levantamentos para a reabilitação, que inclui a sede da instituição, a igreja, o claustro do Senhor do Bom Despacho e ainda o levantamento e diagnóstico das patologias associadas à degradação da pedra do chafariz.
A Santa Casa da Misericórdia é detentora de um importante edificado, classificado como Património Nacional desde 1910, ex-líbris e referência, que agora pretende recuperar e abrir à fruição pública, nomeadamente com eventos como concertos com o seu órgão histórico, visitas culturais guiadas, abertura de salas e varandas e a criação de um espaço museológico com exposições permanentes.

Com a abertura e integração dos espaços monumentais da Santa Casa da Misericórdia na Praça da República da cidade, a câmara municipal pretende aumentar a oferta cultural na zona histórica de Viana do Castelo, melhorando a atractividade turística e, consequentemente, promovendo a conservação do património e a dinamização económica, sendo que o conjunto monumental da Praça da República sairá amplamente valorizado.

Correio do Minho

Sem comentários: