domingo, 6 de novembro de 2011

Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde

V. Verde: GNR participa sobre agressão a idoso do Lar

2011-11-06 

autor Luís M. Fernandes

A entrega do auto de notícia ao Ministério Público junto do Tribunal Judicial de Vila Verde foi ontem revelada por fonte da corporação.
O caso, ontem divulgado, passou-se quinta-feira à noite, Um utente do lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde, de 82 anos, foi agredido “à bengalada” por um companheiro de quarto, sofrendo ferimentos na cabeça, segundo informação avançada pelo provedor da instituição e Bento Morais, este ano condecorado pela União das Misericórdias Portuguesas com o grau de “Mérito e Dedicação”, disse sexta-feira à Lusa que o incidente se registou na noite de quinta-feira, no quarto onde dormem três idosos.
O agredido, que se desloca em cadeira de rodas, foi levado para o Hospital de Braga, onde foi sorrido, “mas apenas por motivos de precaução, face à idade”.
O idoso agredido apresentava nessa altura uma lesão na cabeça”, segundo fonte hospitalar.
Bento Morais indicou que o agressor, com cerca de 70 anos e com “hábitos um bocadinho rudes”, tinha recebido visita de familiares que lhe terão dado algum dinheiro.
“Não sei se terá aproveitado esse dinheiro para beber uns copitos, mas os colegas dizem que ele, sempre que tem algum no bolso, costuma ir ali a um café ao lado,” admitiu o responsável.
Ao chegar ao quarto, um outro utente ter-lhe-á dirigido “umas palavras menos simpáticas” e o agressor pegou numa bengala e “deu-lhe com ela na cabeça”.
A Misericórdia já denunciou o caso na GNR, que agora fará seguir o assunto para o Ministério Público, bem como à Segurança Social.
Entretanto, também já foi aberto um processo interno de averiguações, para apurar as circunstâncias do incidente.
“Nós não pomos ninguém na rua se ele não tiver para onde ir, mas, se tiver algum familiar que o leve e o trate aos alegados problemas de alcoolismo, estamos dispostos a recebê-lo quando estiver curado”, disse ainda Bento Morais à agência noticiosa.

Sem comentários: