Novo provedor da Misericórdia de Azambuja desafia população a visitar os idosos
O novo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Azambuja, Sebastião Bexiga, convidou a população, em especial os elementos da irmandade, a participar mais na obra contribuindo com gestos simples como a visita aos idosos acolhidos na instituição. O apelo foi feito no discurso da tomada de posse dos novos órgãos sociais da instituição, uma cerimónia que decorreu ao final da tarde de sábado, 14 de Janeiro, nas instalações da Misericórdia, em Poisões, em Azambuja, na presença de mais de duas centenas de pessoas.
“Neste tempo em que tanto se fala de solidariedade e voluntariado queremos deixar um apelo à presença e participação activa de todos na obra que é de todos nós”, exortou. Sebastião Bexiga garante que todo o apoio humano é importante sobretudo quando muitos idosos têm apenas a instituição como companhia. “Ver outras pessoas será muito importante não só para eles como para as pessoas que trabalham com eles”, assegura.
A instituição tinha prevista a ampliação ou a construção do lar e criação de uma unidade de cuidados continuados mas face à actual conjuntura vai reavaliar os investimentos de forma a não pôr em causa o projecto. A Santa Casa tem actualmente 280 irmãos e 90 funcionários. Acolhe 400 meninos dos quatro meses aos 15 anos nas várias valências e dá ainda assistência a 50 idosos residentes e a 20 em apoio domiciliário.
O novo provedor tem 59 anos, é licenciado em administração pública e desempenha funções de coordenador técnico na Câmara Municipal de Azambuja, onde trabalha há 40 anos. Integra os órgãos sociais da instituição há 35 anos. O anterior provedor da Santa Casa da Misericórdia, Armando Aparício faleceu em 2011, sendo substituído por Manuel Ferreira.
Isidro Alexandre é o novo presidente da mesa da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Azambuja, composta ainda por Domingos Bucho e Carlos Anacoreta. A mesa administrativa integra Sebastião Bexiga (provedor), João Lourenço, António Lopes, Marco Dias, Maria do Céu Miranda, Carlos Pereira e Daniel Abrantes. O conselho fiscal tem como presidente Joaquim Marques e inclui ainda Henrique Abreu e Fernando Oliveira.
O Mirante
Sem comentários:
Enviar um comentário