Supremo Tribunal de Justiça decidiu que a Misericórdia
de Fafe tem culpa no acidente
Misericórdia paga por queda
A Santa Casa da Misericórdia de Fafe terá de pagar uma indemnização de mais de 23 mil euros pela queda de uma funcionária, de 40 anos, no fosso do elevador, em 2001, no lar D. Maria Joaquina Leite Vaz. A empresa responsável pelo ascensor terá de pagar igual quantia, o que perfaz um total superior a 46 mil euros.
23 Janeiro 2012
Por:Ana Isabel Fonseca
A instituição tinha sido absolvida da indemnização quer no tribunal de 1ª instância quer na Relação. Mas o Supremo Tribunal de Justiça vem agora dizer que a Misericórdia tem culpa, uma vez que acompanhou e foi a responsável pela colocação do elevador. Em causa está o facto de o ascensor permitir que a porta fosse aberta mesmo quando a plataforma se encontrava num outro andar.
"O acidente apenas ocorre por manifesta violação das normas legais, as quais visavam a protecção e segurança de interesses alheios", dizem os juízes conselheiros no acórdão, a que o CM teve acesso.
O acidente ocorreu a 24 de Agosto de 2001. A funcionária abriu a porta do ascensor para colocar o carrinho do lanche que deveria servir aos idosos. Como a plataforma não se encontrava naquele andar, acabou por sofrer uma queda de vários metros, tendo ficado muitos meses internada no hospital.
CM
Sem comentários:
Enviar um comentário