quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória

Na Terceira e Graciosa CARNAVAL COM CAMPANHA CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA



Publicado na Quinta-Feira, dia 02 de Fevereiro de 2012, em Actualidade

“Existem máscaras que ninguém deveria aceitar”, “Cuide de Si. Cuide dos Seus” – são as duas mensagens que, pela primeira vez, serão usadas numa campanha de sensibilização contra a violência doméstica no Carnaval, nas ilhas Terceira e Graciosa.

A iniciativa é da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória (SCMPV) que vai lançar panfletos, spots televisivos e faixas publicitárias nos salões de festa de várias freguesias para disseminar a conversa sobre a problemática.

As técnicas da Núcleo de Iniciativas de Prevenção e Combate da Violência Doméstica da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória (SCMPV) referem que a ideia surgiu através do suplemento de Carnaval d´ “A União”: “todas as pessoas têm este folheto quando vão ver bailinhos de Carnaval e a ideia foi transpor o objectivo desta acção para as alturas e os locais onde existe muita interacção entre as pessoas, caso do Carnaval, e servir de mote para uma conversa sobre a temática”.

As técnicas responsáveis Cátia Oliveira e Letícia Leal explicaram ao nosso jornal que são duas as acções que, enquadradas no Plano Regional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica, vão materializar-se este Entrudo, uma virada para as populações em geral e outras para as faixa etária idosa.

Uma acção, adiantam, que vai ser alargada a duas ilhas: “como é do conhecimento geral, esta festa move milhares de pessoas – com especial destaque nas ilhas Terceira e Graciosa – sendo uma época propícia à sensibilização da problemática da Violência Doméstica”.

SALÕES DE CARNAVAL E DANÇAS DA 3.ª IDADE

Segundo explicaram as promotoras, “pretende-se promover dois grandes acções, uma dirigida à população em geral, com a colocação de três faixas com o lema “Existem máscaras que ninguém deveria Aceitar. Não fique na sombra contra a Violência Doméstica. Denuncie”, incidindo em locais estratégicos, com recurso aos meios de comunicação social para a divulgação da campanha, nomeadamente no folheto de Carnaval do jornal “A União” e em spots publicitários na RTP Açores”.

“A outra iniciativa, direccionada aos cuidadores das pessoas idosas, irá ser realizada, numa fase inicial, apenas na ilha Terceira, no Carnaval dos Idosos, podendo ser depois transposta para todo o arquipélago, como por exemplo na Comemoração do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Pessoa Idosa. Nesta última acção, desenvolveu-se um folheto dirigido às pessoas cuidadoras – aos familiares e/ou profissionais – apelando à mensagem “Cuide de Si. Cuide dos Seus”.

Uma iniciativa, acrescentaram, que promove também o Ano Europeu do Envelhecimento Activo e Solidariedade entre Gerações.
Esta acção vai contar ainda com os pólos locais de Prevenção e Combate à Violência Doméstica como parceiros.

FAIXAS E PANFLETOS PELOS SALÕES DE FESTA

Ao todo, serão criadas três faixas publicitárias e distribuídos cerca de três mil panfletos alusivos à campanha de Prevenção da Violência Doméstica que irão circular pelos salões de danças e bailinhos de Carnaval.

Assim, entre os dias 4 e 5 de Fevereiro, estes materiais promocionais estarão afixados nas freguesias do Porto Martins e Ribeirinha; de 11 e 12 de Fevereiro no Juncal e Porto Judeu; de 18 a 21 de Fevereiro na Vila Nova e no Teatro Angrense; de 19 a 21 de Fevereiro no pavilhão de festas da Graciosa; e no dia 15 de Junho o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Pessoa Idosa será assinalado junto dos acima referenciados pólos locais de Prevenção e Combate à Violência Doméstica.

No âmbito da colaboração encetada com a RTP/Açores, o Núcleo de Iniciativas de Prevenção e Combate da Violência Doméstica da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória reforça que, além do âmbito geográfico destas iniciativas, o spot televisivo publicitário alusivo ao slogan da campanha, que será transmitido na televisão da região, acabará por levar a campanha a “todas as ilhas dos Açores”.

a união

Sem comentários: