segunda-feira, 6 de julho de 2009

Santa Casa da Misericórdia de Vouzela


História da Santa Casa perpetuada em livro


Escrito por Vânia Pereira
21-Mai-2009

A Santa Casa da Misericórdia de Vouzela celebrou no passado dia 14 de Maio mais um marco da sua história. O lançamento do livro comemorativo dos 510 anos da história da Instituição apresentado pelo seu autor, Agostinho Torres, nos Paços do Concelho. O evento decorreu no âmbito das celebrações de S. Frei Gil e da homenagem da edilidade à Santa Casa da Misericordia. “Hoje sinto-me felicíssimo”, Agostinho Torres começou o trabalho de pesquisa e recolha de documentos e fotos há cerca de três anos, após um convite endereçado por Eugénio Lobo, Provedor da Misericórdia.
O autor contou com dois pontos de partida, nomeadamente do Padre António Barros Barbosa, que caracterizou uma época de transição da Misericórdia, datado de 1988, e de António Lopes da Costa com diversas fontes da imprensa regional.
O livro está dividido em dez capítulos que ilustram diferentes pontos da história da Instituição desde a fundação até à actualidade, com referências ao antigo Hospital, aos equipamentos, serviços e património, bem como a listagem cronológica dos provedores e a relação dos beneméritos. A obra apresenta ainda alguma documentação em arquivo, como Breves do Papa Urbano VIII, de 1636 e 1641, com os selos em chumbo do Vaticano. Recorde-se que a Santa Casa da Misericórdia de Vouzela foi uma das primeiras 14, fundadas em 1498.
A capa do livro destaca “a majestosa Igreja” com a obra a mencionar alguns dos principais momentos da Santa Casa, nomeadamente o primeiro Hospital em 1841 e a inauguração do mesmo com a presença da Rainha Dª Amélia que assistiu a uma tourada na Quinta da Cavalaria, que dispunha de Praça de Touros. O vice-provedor considerou que “foi extraordinariamente gratificante verificar, nesta viagem feita pelo passado, que Vouzela foi mesmo a antiga e nobilíssima Capital de Lafões”.
Agostinho Torres referiu que a obra foi conseguida com “muita dedicação, entusiasmo e a certeza de que estava a fazer algo importante pela Nossa Terra”.
O livro vai estar á venda no Posto de Turismo de Vouzela e na Secretaria da Santa Casa da Misericórdia, pela quantia de 15 euros.
Ao todo foram impressos mil exemplares que albergam a história de uma das maiores Instituições da Vila de Vouzela.
Agostinho Torres não esqueceu um especial agradecimento a todas as pessoas que colaboraram e contribuíram de uma forma mais estreita para a realização do livro.

Sem comentários: