domingo, 1 de maio de 2011

Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha

Santa Casa da Misericórdia organiza peregrinação a Fátima

Abril 28th, 2011 in Jornal das Caldas. Edição On-line

Rita Oliveira e Liliana Carlos, duas estagiárias do serviço social promoveram uma peregrinação a Fátima com diversos idosos da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha.
“Organizamos uma peregrinação a Fátima e queremos que seja o primeiro de muitos. Eles gostam muito de Fátima e é um local onde os utentes gostam muito de ir. Como foi perto da Páscoa, foi fácil promover este passeio” disseram as estagiárias.
Da parte da Santa Casa da Misericórdia, Lalanda Ribeiro, declarou que “é louvável e importante incentivar a realização destes passeios e actividades de estagiários, porque demonstra que gostam daquilo que se propuseram realizar, e estão num curso que os incentiva no cuidado aos idosos”.
Segundo este responsável este tipo de passeios são realizados com alguma frequência pela Santa Casa da Misericórdia das Caldas.
“Duas vezes por semana realizamos passeios com idosos, utilizamos a nossa carrinha de nove lugares e levamos os idosos a passear em percursos mais curtos, devido ao tempo. Quando chega a época mais primaveril levamos os idosos a lugares mais longe. Gostaríamos de levar todos, mas temos alguns com mobilidade mais reduzida e esses passeiam menos, mas julgo que os nossos passeios e as actividades destas jovens se devem repetir o maior número de vezes possível”, disse Lalanda Ribeiro.
As futuras profissionais do serviço social, uma residente na cidade das Caldas e outra em Alvorninha, disseram que a iniciativa foi bem recebida por todos, havendo ainda outros que “sentiram pena de não poderem ir ao santuário”.
“A Misericórdia tem cariz religioso. Eles aqui tem missa e terço todos os dias. E ir a Fátima sentem-se realizados espiritualmente”.
As duas jovens concluem os estágios em épocas distintas, uma em Maio e outra em Julho, vão entrar no mercado de trabalho a partir daí, consideram que os cursos, tirados na Universidade Aberta em Lisboa e na Lusófona poderãoconstituir uma boa oportunidade de emprego.
“Fizemos o estágio perto de casa e está a ser bom. Depois desta experiência vamos para o mercado de trabalho e esperamos que corra bem. Neste momento este curso é um bom investimento. Cada vez mais abrem lares e instituições para idosos e nós poderemos ter sorte na colocação de emprego. Há lares com condições excelentes e estamos esperançadas em arranjar trabalho, apesar da crise. Precisamos de ter sorte”, disseram as duas futuras licenciadas.
Carlos Barroso

Jornal das Caldas

Sem comentários: