sábado, 19 de março de 2011

Santa Casa da Misericórdia do Sardoal

Projecto da Nersant permite preparação e implementação do sistema de gestão da qualidade

Santa Casa da Misericórdia terá certificação de qualidade em Agosto
A decorrer em seis instituições, é objectivo da Nersant alargar o programa a mais entidades da economia social.
Na direcção da Santa Casa da Misericórdia do Sardoal desde 2001, João Carola tem acompanhado de perto o percurso desta instituição particular de solidariedade social (IPSS) rumo à certificação da qualidade. Através da Associação Empresarial da Região de Santarém - Nersant, a Misericórdia do Sardoal iniciou em Agosto de 2010 um projecto que permite a preparação e implementação do sistema de gestão da qualidade. “Neste momento estamos na fase da construção do nosso manual. Toda a documentação está a ser organizada, nomeadamente o registo de correspondência, a história da instituição, comunicação interna, funções de cada profissional e reestruturação do organograma”, revelou João Carola.

A nível operacional, a Santa Casa da Misericórdia tem lucrado com este programa da Nersant. “Há uma melhoria dos serviços prestados, quer a nível de assistência quer a nível de logística. Foram elaborados procedimentos que melhor controlam as encomendas, a lavandaria e a gestão de stocks, através de um sistema informático de acesso à dispensa”, o que acaba por reduzir os custos, admite João Carola.
À elaboração do manual da qualidade, segue-se a última fase deste projecto, que consiste na pré-auditoria de preparação à certificação. “Em Maio decorrerão as auditorias internas para avaliação de todo o sistema e prevê-se que a auditoria de certificação aconteça em Agosto”, conta o director da Santa Casa da Misericórdia do Sardoal, acrescentando que a certificação terá lugar nas quatros valências da instituição – lar, centro de dia, apoio domiciliário e creche.
O projecto da Nersant para preparação e implementação do sistema de gestão da qualidade é especialmente direccionado para entidades da economia social, e para além de desenhar um sistema de gestão da qualidade potenciador de melhorias organizacionais e de rentabilizar os tempos de resposta, permite ainda preparar a instituição para a qualificação de acordo com as normas da Segurança Social.
O Mirante

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