quinta-feira, 10 de março de 2011

Santas Casas da Angra do Heroísmo, da Madalena do Pico e de Ponta Delgada

EM 2011 Ano Europeu do Voluntariado assinalado no arquipélago

Publicado na Quarta-Feira, dia 02 de Março de 2011, em Actualidade

Além das Santas Casas da Misericórdia, autarquias e outras associações vão assinalar o Ano Internacional do Voluntariado nas ilhas, ao longo de 2011, com várias iniciativas. O Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado (CNPV), entidade oficial na promoção da iniciativa no país, conta com 10 entidades no arquipélago açoriano.

Para já, estão inscritas dez instituições açorianas junto do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado (CNPV), entidade oficial coordenadora das celebrações do Ano Internacional do Voluntariado no país.
Além das Santas Casas da misericórdia de Angra do Heroísmo e da Madalena do Pico, a autarquia de Ponta Delgada, a Universidade Sénior de Ponta Delgada; o Banco Alimentar Contra a Fome de São Miguel, o Gabinete de Apoio à Vítima da APAV, a Associação de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, a Casa do Povo de Santa Bárbara da Ilha Terceira e o Lar Luís Soares de Sousa são as organizações promotoras de voluntariado nos Açores.

O CNPV esclarece que poderão existir outros organismos com planos de actividade, mas actualmente, a sua lista de adesões é a acima referenciada.
O Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado é uma entidade criada por Decreto-Lei (Dec.-Lei n.º 389/99, de 30 de Setembro), composta por representantes de vários ministérios, dos governos regionais dos Açores e Madeira, bem como das associações nacionais dos Municípios Portugueses e das Freguesias, União das Misericórdias Portuguesas, Cruz Vermelha Portuguesa, Liga dos Bombeiros Portugueses, Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento, entre outros.

Misericórdia de Angra com calendário

A Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo (SCMAH) respondeu ao desafio lançado pela Comissão Europeia e, em conjunto com as mais variadas entidades oficiais, instituições da sociedade civil e demais instituições congéneres, irá assinalar o Ano Europeu do Voluntariado.

O programa de actividades apresenta múltiplas acções e eventos que visam mobilizar, não só a instituição, como os seus clientes, colaboradores, voluntários (dirigentes e não dirigentes) e comunidade em geral.

Segundo nota informativa da SCMAH, “objectivo principal deste Programa para o Ano Europeu do Voluntariado 2011 consiste em fazer passar esta mensagem: o voluntariado é a forma por excelência de exercício da nossa cidadania activa”.

Para a divulgação destas iniciativas a instituição aderiu às novas tecnologias e criou uma página na internet (http://servoluntariosempre.blogs.sapo.pt/) que querem que seja “um espaço virtual de encontro e de partilha de testemunhos, de ideias, de opiniões, do sentir dos voluntários. Nele procuraremos também actualizar as actividades realizadas no âmbito do nosso Programa para o Ano Europeu do Voluntariado”.

12 meses para ser voluntário

O serviço de Voluntariado da SCMAH definiu para cada mês do ano, um programa de actividades. Em Janeiro, houve a oficialização da colaboração da SCMAH e do Serviço de Voluntariado com o Projecto “Escolhas com o coração”, da responsabilidade de uma turma de 12º ano da Escola Secundária P.e Jerónimo Emiliano de Andrade.
A divulgação do Programa do Ano Europeu nos órgãos de comunicação social, a concepção de spot publicitário para rádios, bem como de materiais de apoio às acções de sensibilização a desenvolver, a realização do workshop “Facilitadores para a comunicação e disfagia no idoso” e o ciclo de cinema: “A Cidade da Alegria” foram outras das acções desenvolvidas.
Para Março, está prevista a formação para voluntários intitulada “A relação de ajuda em voluntariado” pela Enfermeira Catarina Santos, a 11 de Março; uma acção de acção de sensibilização a definir e a continuação do ciclo de cinema.

“A ética em voluntariado” é a formação para Voluntários que será ministrado pelo Pe. José Júlio Rocha a 11 de Abril, e dali a precisamente um mês, a 11 de Maio, o workshop “Estimular é encorajar para a vida” pela Dra. Miriam Reis.

No Verão, em Junho, o Programa do Ano Europeu prevê uma participação no programa “Angra a Pé”, bem como divulgação nas festas Sanjoaninas 2011 e a participação no Congresso Insular das Misericórdias dos Açores e da Madeira com a seguinte comunicação “Voluntariado: força de mudança”.

Em Agosto e Setembro, manter-se-á a actividade “Angra a Pé”, bem como a publicação de artigos de opinião para assinalar a efeméride europeia, retomando-se em Outubro o calendário comemorativo com o workshop para voluntários: “Cui (Dar)”, pela Dra. Sabina Romão, além da continuação do ciclo de cinema.

Novembro será marcado pela celebração eucarística pelos voluntários da SCMAH já falecidos (dirigentes e não dirigentes) e de uma formação aberta a novos voluntários propostos ao longo do ano 2011 com colaboração da Universidade Católica Portuguesa (UCP) pelo Dr. Henrique Joaquim.

A finalizar o ano e as celebrações decorrerá, em Dezembro, um “lanche intergeracional, com crianças, idosos, voluntários, além de uma sessão oficial de encerramento das comemorações do Dia Internacional do Voluntário da SCMAH com programa a definir.

Incentivar esforços a nível europeu

No dia 27 de Novembro de 2009, o Conselho de Ministros da União Europeia (U.E.) declarou oficialmente 2011 como o Ano Europeu das Actividades Voluntárias que Promovam uma Cidadania Activa.

O Ano Europeu tem por objectivo geral incentivar e apoiar os esforços desenvolvidos pela Comunidade, pelos Estados-Membros e pelas autoridades locais e regionais tendo em vista criar condições na sociedade civil propícias ao voluntariado na U.E. e aumentar a visibilidade das actividades de voluntariado na U.E.

Trata-se de um objectivo geral que, segundo orientações europeias, visa ser operacionalizado através de quatro grandes objectivos específicos: criar um ambiente propício ao voluntariado na U.E; dar meios às organizações que promovem o voluntariado para melhorar a qualidade das suas actividades; reconhecer o trabalho voluntário; e sensibilizar as pessoas para o valor e a importância do voluntariado.

Para esse efeito, cada Estado Membro designou o organismo responsável pela organização da sua participação no Ano Europeu, sendo o Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado (CNPV) o designado para Portugal.

Humberta Augusto

Sem comentários: