domingo, 25 de dezembro de 2011

Festa de Natal da Santa Casa da Misericórdia das Caldas

Dezembro 22nd, 2011 in Jornal das Caldas. Edição On-line

Utentes, seus familiares, amigos e convidados assistiram ao espectáculo
Foi com muita animação e alegria que decorreu a tradicional festa de Natal da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha com actuações de todas as respostas sociais. O evento, que teve lugar no passado dia 11, na sede da instituição, este ano foi organizado por Sara Pereira, de 19 anos, uma jovem do internato feminino que é finalista do curso de Animador Sociocultural na Escola Técnica e Empresarial do Oeste (ETEO). Para a sua Prova de Aptidão Profissional (PAP), Sara Pereira decidiu organizar o festejo de Natal, levando ao evento uma animação diferente do que é habitual.
Além da actuação dos utentes de todas as valências da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha, a organizadora preparou temas musicais com as cantoras convidadas, Elsa Camacho, Andreia Mendes e Andreia Silva. Os funcionários também formaram um coro com canções natalícias. Foi ainda apresentado o auto de Natal.
Juntaram-se à festa outros alunos do curso de Animador Sociocultural da ETEO, que animaram o evento com os bombos e uma peça de teatro. Sara Pereira, que também foi a apresentadora do espectáculo de Natal, fez um balanço positivo da sua participação na organização da festa.
O provedor da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha, Lalanda Ribeiro, elogiou o trabalho de Sara Pereira, revelando que “nesta época é sempre agradável proporcionar uns momentos agradáveis de boa disposição aos nossos utentes”.
A Santa Casa da Misericórdia Caldas da Rainha confirmou o agravamento da crise social que está a afectar o concelho, tendo o provedor revelado que as dificuldades financeiras das famílias são cada vez mais visíveis.
Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, Lalanda Ribeiro explicou que o número de pessoas que vão à Santa Casa da Misericórdia pedir ajuda em termos de alimentação e roupa aumentou e que alguns dos pedidos até surgem de “famílias que já tiveram bastantes possibilidades”. Este responsável revelou que Misericórdia continua a tentar ajudar a comunidade dando “aquilo que pode”, porque também está com dificuldades em gerir a própria instituição. “As coisas vão aumentando e as verbas vão diminuindo. Temos alguma dificuldade na gestão da casa, vamos fazendo o possível para que ela se vá mantendo, não tão bem como os anos anteriores, mas vamos satisfazendo as necessidades dos utentes”, explicou Lalanda Ribeiro.
Os investimentos também não param. Está ser terminada uma escada exterior de segurança para o último piso e em Março do próximo ano vai arrancar a obra de ampliação das instalações, no valor de 2,250 milhões de euros, sendo a comparticipação de aproximadamente 45%, no projecto da regeneração urbana. Para os 55% restantes, conta a Misericórdia com donativos dos caldenses, da Câmara Municipal, com fundos próprios e com o recurso ao crédito.
As obras vão decorrer num terreno na Rua Vitorino Fróis (estrada da Foz). Contemplam, entre outras, instalações para uma nova lavandaria, instalações para o Lar de Infância e Juventude, que neste momento tem 15 meninas, instalações para o Centro de Acolhimento Temporário de Crianças e Jovens, que também tem 15 crianças, câmaras frigoríficas, garagem, gabinete médico, de enfermagem e enfermaria, espaços para armazenagem, quartos para idosos e ginásio.
O provedor espera que dentro de um ano as obras estejam concluídas, para depois proceder à requalificação da sede da instituição.
Marlene Sousa

Sem comentários: