sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Santa Casa da Misericórdia do Crato

Provedor da Santa Casa do Crato admite dificuldades que podem levar algumas misericórdias a fechar Imprimir
14-Out-2011
O provedor da Santa Casa da Misericórdia do Crato admitiu, hoje, a possibilidade de algumas misericórdias, do distrito de Portalegre, serem obrigadas a fechar.
Mário Cruz afirma que a funcionalidade das misericórdias está em risco e reconhece que os doentes, assistidos nessas instituições, podem ter que ser entregues aos hospitais.
No caso concreto da misericórdia do Crato, que não presta serviços nos cuidados continuados, o provedor diz temer o futuro e exemplifica que, com o aumento do IVA de 6% para 23 %, a misericórdia terá um aumento de 12 mil euros nas facturas da electricidade e gás, só nos primeiros 8 meses de 2012.
Mário Cruz comentava assim, à RP, as declarações do presidente da União das misericórdias Portuguesas, Manuel Lemos, que esta quinta feira afirmou que algumas misericórdias correm o risco de fechar, se o governo não conseguir pagar o que deve, e os doentes assistidos nessas instituições podem ter que ser entregues aos hospitais públicos.
Segundo o responsável pela União das misericórdias existem registos de problemas com pagamentos de salários e falta de alimentos, porque as unidades não conseguem pagar aos fornecedores.
O ministro da saúde, Paulo Macedo, já admitiu a falta de dinheiro para pagar às misericórdias, no âmbito da prestação de serviços nos cuidados continuados e reconheceu não ter um plano de pagamentos.
Carla Aguiã

Sem comentários: