sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Santa Casa da Misericórdia de Arganil

Escrito por Isabel Duarte
Arganil

Misericórdia pretende
criar Museu da
Imprensa Regional


A criação do Museu da Imprensa Regional e das Comunidades de Língua Portuguesa, através do estabelecimento de uma parceria com a futura “A Comarca de Arganil”, é uma das iniciativas que a Santa Casa da Misericórdia de Arganil pretende levar a cabo no próximo ano.
Este equipamento, de acordo com Nuno Gomes, «destina-se a preservar a memória colectiva, assim como a documentação proveniente da extinta Comarca de Arganil, e funcionará em espaço cedido para o efeito nas instalações da Academia Condessa das Canas». Segundo o director-geral da Misericórdia de Arganil, «a utilização do espaço cedido possibilitará a aproximação intergeracional, com relevo para a ligação às gerações mais velhas, que, desta forma, poderão aceder a um acervo histórico, que de outro modo não seria possível». Aqui, destaca-se o acesso à colecção dos números do jornal, editados entre 1931 a 2009, mas também «o contacto com os processos e a maquinaria utilizada para a impressão do título», referiu o dirigente, acrescentando que aguarda «a concretização futura de parcerias activas com os diversos municípios da Beira Serra e com a comunidade escolar para aceder a este espólio».
A Mesa Administrativa da Misericórdia de Arganil propôs, ainda, na última assembleia-geral, que «após a constituição e formalização da instituição, “Fundação A Comarca de Arganil”, seja transferido o património adquirido, repondo-se, deste modo, a verdade formal do processo de aquisição de determinados bens, cuja concretização apenas foi possível com a recolha dos donativos provenientes de um conjunto de cidadãos, perante os quais existe um compromisso que tem que ser respeitado».

Novo hospital e obras
de requalificação
No próximo ano espera-se também que arranquem as obras do Hospital Condessa das Canas, que se destina à instalação de uma nova unidade de cuidados continuados, que terá capacidade para 36 camas e vai integrar a Rede Nacional de Cuidados Continuados, «reforçando o papel da Misericórdia na expansão desta reforma no campo da saúde». 2011 será, também, o ano em que a Academia Condessa das Canas «ganhará novo avanço», explicou Nuno Gomes, «através da aprovação da candidatura apresentada ao PRODER, assim como do desenvolvimento de algumas actividades inerentes à Academia». A candidatura tem o valor de 200 mil euros, sendo o apoio concedido no montante de 120 mil euros. Desta forma, para o director-geral «é expectável que no próximo ano os trabalhos de recuperação deste imóvel possam avançar, possibilitando a instalação futura da Academia, assim como dos serviços de que será composta».
Ainda no que se refere a 2011, há a salientar a requalificação da componente residencial, que englobará os espaços afectos às respostas sociais de lar, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário. Nesse sentido, segundo Nuno Gomes «espera-se a requalificação de todo o complexo, ao abrigo da candidatura aprovada pela medida de Apoio e Segurança em Equipamentos Socais». Assim, esclarece, «serão intervencionados alguns dos espaços comuns», designadamente, salas de actividades e de refeições, mas as obras incidirão especialmente sobre a componente residencial.

Diário de Coimbra

Sem comentários: