sábado, 22 de janeiro de 2011

Santa Casa da Misericórdia de Óbidos


Inaugurada a nova valência da Santa Casa da Misericórdia de Óbidos Publicado a 21 de Janeiro de 2011 .

Depois de ter começado a funcionar em Outubro, a creche da Santa Casa da Misericórdia de Óbidos foi inaugurada no passado dia 18 de Janeiro, pelo secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques.
O governante garantiu que, além da participação na obra, irão continuar a apoiar a manutenção da creche, com 190 mil euros nos próximos dois anos.
As comemorações dos 500 anos da Misericórdia de Óbidos continuam durante este ano com diversas iniciativas.


O secretário de Estado visitou as instalações da creche, criadas de raiz junto ao lar de idosos da instituição
O distrito de Leiria foi um dos que mais aproveitou as oportunidades do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (Pares). Palavras do secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, dando conta que neste distrito foram aprovadas mais de 50 obras, três das quais no concelho de Óbidos – a creche agora inaugurada, o Lar de Idosos de A-dos-Negros e um equipamento social do CEERDL a construir durante este ano na freguesia das Gaeiras.
O secretário de Estado destacou que as instituições responderam de forma muito positiva ao programa Pares, e depois ao Programa Operacional de Potencial Humano (POPH) e o resultado foi a construção de mais de 400 creches por todo o país, num total de mais de 880 equipamentos sociais.
“As instituições estão a cumprir os direitos da população respondendo a este desafio”, disse Pedro Marques, destacando que o governo cumpriu com a sua parte. “Pagámos a tempo e horas e apoiaremos o funcionamento da casa”, disse, acrescentando que, nos próximos dois anos, o Estado pretende contribuir com 190 mil euros para o seu funcionamento.
Pretendem, com esta comparticipação ajudar a criar condições para que as famílias da classe média e carenciadas sejam apoiadas nesta creche. “O Estado apoiará esta instituição nos próximos dois anos com mais verbas do que apoiaram na fase de construção porque tem a noção que mais difícil que fazer a obra é manter em funcionamento adequado e sustentado, uma instituição como esta”, salientou.
Pedro Marques informou ainda que, com a concretização de todos estes projectos a nível nacional, cumpriram o desafio da União Europeia de uma cobertura de creches superior a 33%.
O governante destacou ainda o número de postos de trabalho que esta instituição centenária garante (72), dando nota que em tempo de crise é o sector social quem também está a dar uma resposta ao nível do emprego. Com os mais de 800 projectos aprovados, num montante de 700 milhões de euros, serão criados mais de 10 mil postos de trabalho no país inteiro, previu o governante.

“Instalação nova, cheia de luz, conforto, cor e harmonia”

Já o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Óbidos, Carlos Orlando, destacou que a presença do governante é um “estímulo para a instituição na difícil tarefa de continuar o seu trabalho de apoio social, nos tempos difíceis que atravessamos”. Considera que é muito importante dignificar o trabalho de quem colabora com esta instituição, num total de 72 funcionários, muitos colaboradores e várias outras pessoas que ali prestam serviços. Agradeceu ainda a presença das diversas entidades presentes, nomeadamente as instituições de solidariedade social, União das Misericórdias Portuguesas, serviços de Segurança Social de Leiria e Câmara de Óbidos, que têm ajudado a concretizar este projecto.
O responsável referiu-se também ao mais novo equipamento desta instituição já centenária como sendo uma “instalação nova, cheia de luz, conforto, cor, harmonia e planeada de acordo com a actualidade”.
Também presente na inauguração, o presidente da Câmara, Telmo Faria, destacou que neste concelho trabalham “a sério” a intervenção social, e que esta é uma das vertentes do desenvolvimento que têm planeado. “Não é possível pensar que os empreendedores vêm para o concelho se não houver uma rede social”, disse, acrescentando que o objectivo passar por espalhar estes equipamentos pelas várias localidades.
Telmo Faria quer que a articulação entre a autarquia e a Santa Casa se aprofunde no futuro, pois a conjunção difícil que se vive assim o dita, e deixou o pedido para que ali seja dada “sempre uma resposta às pessoas que escolheram o concelho para morar e trabalhar”.
As comemorações dos 500 anos da Santa Casa da Misericórdia de Óbidos vão continuar durante este ano. A próxima actividade terá lugar em Fevereiro, com uma exposição bibliográfica acompanhada do lançamento do guia do arquivo histórico.

Fátima Ferreira
fferreira@gazetacaldas.com

Sem comentários: