sábado, 17 de setembro de 2011

Santa Casa da Misericórdia de Braga






  • Cantina Social já serve trinta pessoas por dia
    • 2011-09-17

    autor

    Marlene Cerqueira

    De portas abertas desde o dia 5 de Setembro, a Cantina Social da Santa Casa da Misericórdia de Braga presta já apoio alimentar a mais de trinta pessoas por dia. A nova resposta social da instituição foi ontem formalmente inaugurada.
    A funcionar na Rua Abade da Loureira, n.º 200, em Braga, a Cantina Social recebe os utentes entre as 12 e as 14 horas.

    Segundo Bernardo Reis, provedor da Misericórdia de Braga, a criação desta resposta vai assegurar nove mil refeições anuais a famílias com graves carências económicas.
    Neste período inicial, a Cantina Social da Misericórdia prevê apoiar cerca de 50 pessoas, oferecendo-lhe uma refeição completa diária à hora do almoço.
    Em casos excepcionais, as refeições podem ser levantadas na Cantina Social e consumidas no domicílio.

    Os utentes são pessoas sinalizadas e encaminhadas por outros parceiros: Rede Social da Câmara Municipal de Braga, a Cáritas, a Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa e os grupos sócio-caritativos do concelho. Este apoio tem a duração máxima de seis meses, período após o qual serão reavaliados todos os casos.
    De realçar que os beneficiários desta cantina não podem receber simultaneamente idêntica ajuda de outras instituições com o mesmo fim.

    A Cantina Social está instalada num prédio propriedade da Santa Casa. A criação do equipamento obrigou a um investimento de 90 mil euros, custeado pela instituição.

    O funcionamento do projecto, ao longo dos próximos três anos, é garantido por dois mecenas: A Primavera Business Software Solutions e o Hospital de Braga — Grupo Mello Saúde.

    Segundo Bernardo Reis, os mecenas aceitaram este desafio desde a primeira hora. “É uma parceria que surge da preocupação e do sentido de responsabilidade social que as entidades envolvidas nutrem pela comunidade envolvente, especialmente no que respeita à franja da população mais vulnerável em tempos de conjuntura económica difícil”.

    Fazendo votos de que “no futuro outras empresas se associem a esta causa nobre, de forma a garantir uma vida mais digna a pessoas que passam por tantas carências”, Jorge Batista, vice-presidente da Primavera BSS sublinhou que não é possível ficar indiferente “à comunidade que nos rodeia”, razão pela qual esta Cantina Social mereceu o financiamento da empresa.

    Na mesma linha, Rui Raposo, presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga, realçou que “entre as principais prioridades” da unidade de saúde bracarense está a contribuição “para uma melhor qualidade de vida da população que serve”. Sendo assim, “é com base nesta preocupação” que o Hospital de Braga se associou “a este meritório projecto de apoio social, que estou certo que irá melhorar a saúde e o bem-estar da população mais carenciada do concelho”.

    Correio do Minho

    Sem comentários: