sábado, 17 de setembro de 2011

Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira

Restaurante que era um ex-libris em Vila Franca de Xira fechou por falta de clientes
O restaurante "o Redondel", instalado na Praça de Toiros Palha Blanco, em Vila Franca de Xira, fechou as portas fechadas desde o dia 2 de Agosto. A empresa que explorava o espaço entregou um pedido de insolvência no Tribunal de Comércio de Lisboa. Nos últimos meses o espaço tinha uma afluência muito reduzida, o que motivou o encerramento deste emblemático estabelecimento da cidade.
Havia dias em que não se servia um único jantar no Redondel. Uma situação que contrasta com o movimento de há uns anos em que o tradicional restaurante chegou a servir mais de 100 almoços diários. Estávamos na década de 90. "O Redondel era uma verdadeira galinha de ovos de oiro", lembra um antigo funcionário. Dos 17 empregados que existiam na casa restavam já apenas quatro. Nos últimos tempos se conseguissem encher a casa a um domingo com 30 clientes já era um dia muito bom. Havia dias em que chegavam a não servir um único jantar.
Com uma cozinha tradicional portuguesa, nenhum cliente pagava menos de 20 ou 30 euros por uma refeição. Era um restaurante frequentado por algumas elites da cidade, por pessoas ligadas à tauromaquia, empresários, figuras públicas. Para além da crise, segundo alguns funcionários ouvidos por O MIRANTE, a falta de inovação nos pratos oferecidos também pode estar na origem do encerramento.
Com a diminuição de clientes quem explorava o espaço deixou de ter condições para pagar as avultadas despesas, entre as quais estava o arrendamento do espaço que é propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira e pelo qual era cobrada uma renda de dois mil euros. Recorde-se que em 2009 a firma Custódio Heliodoro Sezões que explorava o espaço foi vendida a um funcionário que trabalhava na casa. Depois de o proprietário ter solicitado uma diminuição da renda nos últimos meses, a Santa Casa entendeu que tal não seria possível, adiantou o provedor, que mesmo assim não esperava por um processo de insolvência.
Neste momento, a empresa nada deve à Santa Casa, estando as rendas todas em dia. Já os quatro funcionários reclamam os ordenados de Junho e Julho. Foram apanhados de surpresa quando o dono da empresa na noite de 2 de Agosto os informou que o restaurante já não abriria no dia seguinte. Saíram com os ordenados em atraso, subsídios de férias por pagar e sem carta de despedimento.
A Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira tem agora de esperar pela conclusão do processo de insolvência para voltar a arrendar o espaço. "Só quero resolver esta situação o mais rapidamente possível para poder voltar a concessionar o espaço já que é uma renda importante para a Santa Casa da Misericórdia. O Redondel é o ex-libris da terra e é preciso que um espaço destes continue vivo", explicou o provedor Carlos Alberto Dias.

O Mirante

Sem comentários: