sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de Aguiar

Lar aguiarense inaugurado


O Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Marco António Costa, inaugurou, a 20 de janeiro, o novo lar da Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de Aguiar. O governante foi recebido pelo provedor Domingos Dias e, juntamente com o responsável das misericórdias Manuel Lemos e o bispo de Vila Real Amândio Tomás, descerrou-se a placa de inauguração de um equipamento público de cerca de 1,5 milhões de euros, ao dispor da comunidade local.

Este «momento simbólico» deriva, segundo Domingos Dias, de muito voluntariado e de apoios que ajudam a combater o flagelo da exclusão social, tendo retratado o concelho de Vila Pouca de Aguiar que tem uma média de pensões anual muito abaixo da média nacional.

O provedor recordou que este novo lar, devido às atuais exigências, vai receber 24 utentes, mas os idosos poderão vir a aumentar pela disposição do governo em alterar a situação nacional. Marco António Costa agradeceu «o trabalho aqui feito» e que o mesmo vai ajudar ao bem-estar dos idosos.

O Secretário de Estado sublinhou a relação de confiança entre governo e instituições sociais, referiu a disponibilização de cinquenta milhões de euros, aos quais os parceiros sociais poderão recorrer, e anunciou ainda um programa de proximidade para proteger idosos isolados.

De seguida, a comitiva realizou uma visita ao novo lar de idosos que, além das valias normais como cozinha ou lavandaria, está ainda equipado com um centro de reabilitação física com apoio técnico diário, auditório, capela e mais valimentos.

Redacção
@tual

Sem comentários: