domingo, 29 de abril de 2012


AG da Misericórdia de Barcelos

CÁVADO
  • 2012-04-04


O Relatório de Atividades e Contas de Gerência de 2011 da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos foram aprovados, por unanimidade, no passado domingo, dia 1 de Abril, na Assembleia Geral Ordinária, que decorreu no Salão Nobre, na presença de algumas dezenas de Irmãos.
Antes do primeiro ponto da Ordem de Trabalhos, o Sr. Provedor, Dr. António Pedras, após saudação aos Irmãos presentes, convidou-os a incorporar-se na procissão das Endoenças, que se realiza na Sexta-Feira Santa, pelas 21h30, com saída do Lar Nossa Senhora da Misericórdia.
A Cantina Social foi um dos grandes temas apresentados pelo Sr. Provedor, que salientou que a instituição se propõe ajudar as famílias carenciadas do concelho, avançando com esta resposta social, que funcionará como serviço de take away. “Fomos agradavelmente surpreendidos por uma medida do Governo, integrada no PES (Programa de Emergência Social) que prevê apoiar 78 espaços deste tipo neste distrito, sendo que já foram selecionadas e indicadas a Lisboa, pelo Centro Distrital de Braga da Segurança Social, 27 instituições, na qual se inclui a Santa Casa da Misericórdia Barcelos. O corpo de voluntariado Elos, desta Misericórdia, propõe-se ir para a rua angariar mecenas. Será com o apoio deste corpo que vamos pôr de pé esta cantina, com a qual pretendemos servir mais de sessenta refeições. A Santa Casa dará, assim, cumprimento à obra de Misericórdia “Dar de comer a quem tem fome e dar de beber a quem tem sede” referiu o Dr. António Pedras.
Sobre a área da saúde, o Sr. Provedor deu conta do ponto de situação relativo à Unidade de Cuidados Continuados Integrados, que aguarda, neste momento, confirmação da ARS Norte do cumprimento do contrato de co-financiamento da obra, conforme o programa Modelar 2 e, depois da obra executada, da contratualização do financiamento das respetivas camas.
Esclareceu, ainda, os presentes quanto à questão da devolução do Hospital. Para que a entrega dos hospitais às Misericórdias seja feita da melhor forma, a União das Misericórdias Portuguesas criou uma comissão, que negociará com uma comissão congénere nomeada pelo Governo as condições de entrega. De realçar que dessa comissão fazem parte o presidente e vice-presidente do Grupo Misericórdias Saúde, tendo também o Sr. Provedor desta Santa Casa sido convidado para fazer parte da mesma, convite que aceitou. A Comissão aguarda agora uma convocatória do Governo.
O Dr. Pedras anunciou ainda a realização das II Jornadas da Saúde, promovidas por esta Santa Casa.
Outros temas houve que foram abordados pelo Sr. Provedor na sua intervenção inicial, entre os quais o do destino a dar pela instituição à Casa de Santa Maria, relativamente à qual disse estar um projeto em estudo adequado para aquele espaço; o da reforma do Compromisso, que terá por base um compromisso-matriz a elaborar pela União das Misericórdias Portuguesas, que já nomeou uma Comissão para esse efeito, da qual faz igualmente parte o Sr. Provedor da Misericórdia de Barcelos; o da Estátua de S. Nuno Santa Maria, que teve parecer positivo do IGESPAR e que, assim, poderá avançar, logo que a Câmara o aprovar, estando prevista a sua inauguração em Novembro; e, por fim, o da publicação do primeiro volume do Dr. Almeida Ferraz, cuja apresentação deverá acontecer, em Maio, aquando da comemoração dos 512 anos da instituição.
O secretário apresentou, depois as contas, sendo que o resultado líquido do exercício em 2011, foi positivo, em 260.797,79 euros.
Quanto aos restantes pontos da Ordem de Trabalhos, a revalidação das deliberações tomadas pela Assembleia Geral, no mandato cessante, mas ainda não executadas, relativamente à alienação de património imobiliário, foi aprovada por unanimidade, enquanto a de contração de mútuo bancário, foi aprovada por maioria. Foi ainda deliberado atribuir a classe de Irmão honorário ao senhor Ex- Mesário, António Araújo Ferreira.


Correio do Minho

Sem comentários: