domingo, 29 de abril de 2012

Santa Casa da Misericórdia de Tomar

Misericórdia de Tomar instaura processo disciplinar a “irmão” 


Edição de 2012-04-12

A Santa Casa da Misericórdia de Tomar decidiu instaurar um processo disciplinar ao “irmão” Sérgio Martins, com vista à sua expulsão, por este ter escrito e feito publicar num jornal local um conjunto de artigos de opinião onde criticava a gestão da Misericórdia, no âmbito do último processo eleitoral, entre Novembro e Dezembro de 2011. Refira-se que o processo ficou marcado pela tentativa de impugnação das eleições, por um conjunto de pessoas que não concordavam com a recandidatura da direcção, liderada por Fernando Jesus, com o argumento de que os mesmos se mantinham em funções há 14 anos. Sérgio Martins foi o único, do conjunto de opositores, que escreveu artigos de opinião sobre esta matéria no jornal “O Templário”, acto que lhe valeu o actual processo. A eleição acabou por ocorrer um mês após o previsto, uma vez que deu entrada no Tribunal Judicial de Tomar uma providência cautelar, acabando o provedor por ser eleito a 22 de Dezembro.
Na reunião de 29 de Março em que foi decidida a instauração do processo estiveram presentes 52 pessoas mas quatro recusaram a participar na votação. O procedimento disciplinar, com nota de culpa com vista à expulsão deste membro da Santa Casa, acabou por ser aprovado com 35 votos a favor, cinco contra, três em branco e um nulo. Foi ainda aprovado um “voto de indignação” em relação à conduta do visado. Sérgio Martins, economista reformado, já fez saber que vai apresentar queixa deste procedimento à Ordem dos Advogados, tendo em conta que o presidente da mesa da assembleia-geral é o advogado António Madureira.
A Santa Casa da Misericórdia de Tomar goza de boa saúde financeira e desenvolve actividades diversas. Tem ao seu serviço 158 funcionários, tendo em funcionamento um Lar de Terceira Idade com 80 utentes internos, um Centro de Dia frequentado por 27 idosos e um Centro de Acolhimento Temporário de Crianças em Risco que acolhe 14 crianças. Presta ainda apoio domiciliário a 63 famílias. Em Dezembro, lançou um concurso para a construção de residência assistidas.


O Mirante

Sem comentários: