domingo, 29 de abril de 2012

Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso


Misericórdia da P. Lanhoso com cantina social

CÁVADO
  • 2012-04-28

Na passada sexta feira, dia 20 de Abril, foi assinado o Protocolo de Colaboração no âmbito da Convenção da Rede Solidária de Cantinas Sociais para o Programa de Emergência Alimentar, entre o Instituto da Segurança Social, I.P. e esta Santa Casa. 

Este Programa de Emergência Alimentar (PEA), de conceção e execução do Instituto de Segurança Social, IP, abrange todo o território continental, sendo dinamizado através de convenções com Instituições que disponham de uma estrutura que esteja em funcionamento para outra(s) resposta(s) social(ais) e que permita a confeção e distribuição destas refeições. O objetivo deste programa é o de garantir às pessoas e/ou famílias que mais necessitam, o acesso a refeições diárias gratuitas. 
Segundo um estudo efetuado pelo ISS, estima-se que no concelho da Póvoa de Lanhoso cerca de 132 pessoas incluídas em grupos com potencial risco de pobreza, possam usufruir somente de uma refeição diária. Com base nesta estimativa, foi sinalizada a necessidade de criar 2 cantinas sociais que dessem resposta a estes casos, sendo esta Santa Casa uma das Instituições indicadas para a sua operacionalização.

Assim, a Santa Casa disponibilizará 65 refeições diárias, destinadas consumo externo durante 7 (sete) dias por semana, para população residente no concelho. 

O acesso a este programa é determinado pela Santa Casa sendo prioritário para “idosos com baixos rendimentos, famílias expostas ao fenómeno do desemprego, famílias com filhos a cargo, pessoas com deficiência e pessoas com dificuldade em ingressar no mercado de trabalho”, que não estejam integrados noutro tipo de resposta social interna ou que já beneficiem de outro tipo de apoio ao nível da alimentação. 

Desta forma esta Santa Casa dá prossecução ao seu objetivo de caridade e missão cristã, chegando aos mais fragilizados e desfavorecidos. No momento estão-se a tomar as medidas necessárias para que o mais brevemente este Protocolo seja implementado.

Correio do Minho

Sem comentários: