domingo, 29 de abril de 2012

Santa Casa da Misericórdia de Chaves


Trabalhadores da Misericórdia vão manifestar-se segunda e terça-feira para reclamar salários em atraso

Os trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia de Chaves vão manifestar-se, na segunda e terça-feira, para reclamar o pagamento de seis meses de salários em atraso, avançou hoje o sindicato dos trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP).

Em comunicado, a comissão sindical refere que os trabalhadores da Santa Casa estão com seis meses de salários em atraso e já "não aguentam mais esta situação".
Por isso, na segunda e terça-feira, pelas 10:00 horas, os 230 funcionários vão concentrar-se frente à sede da Misericórdia, no largo Caetano Ferreira, para "exigir" que se tomem medidas para pagar os vencimentos em atraso.
Aos funcionários, segundo o sindicato, não lhes resta outra alternativa senão lutar pelos seus direitos.
"Os trabalhadores estão conscientes dos seus compromissos e vão assegurar os serviços mínimos imprescindíveis para que não falte nada aos utentes desta casa", refere o comunicado.
No passado mês de fevereiro e, após uma reunião entre o provedor da Misericórdia, João Paulo Abreu, e o secretário de Estado da Segurança Social, Marco António Costa, ficou acordado que a instituição iria atribuir, através do Fundo Social de Socorro, uma verba à Santa Casa para regularizar as dívidas aos fornecedores e liquidar os salários em atraso.
Em declarações anteriores à Lusa e, apesar de não revelar o montante a ser entregue à Santa Casa, o provedor revelou que a instituição terá condições para pagar um vencimento por mês aos trabalhadores.
Acrescentando que a atribuição da verba prometida pelo Governo permitirá fazer com que o futuro a médio e longo prazo da instituição seja "mais sereno".
Além disso, frisou que desde que a nova mesa administrativa tomou posse, em setembro de 2011, foram tomadas medidas para "equilibrar" as contas, como a realização de um reajustamento financeiro que passou pela readaptação do quadro de pessoal.
Os contratos de fornecimento de bens alimentares, combustível, seguros e telecomunicações também estão a ser renegociados para reduzir as despesas porque a Santa Casa vive um momento "muito delicado".

Sem comentários: