quarta-feira, 14 de julho de 2010

Santa Casa da Misericórdia de Gaia

2010-07-13
Creche ampliada
Maior apoio à infância e ao emprego em Gaia

Maria Helena André, Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, deslocou-se a Gaia para lançar a primeira pedra da obra de ampliação da Creche D. Emília de Jesus Costa, pertença da Santa Casa da Misericórdia.

Trata-se de um projecto financiado pelo programa PARES II e prevê mais 33 lugares para crianças, dos quatro meses aos três anos de idade, e oito novos postos de trabalho. A obra deverá estar concluída no prazo de 10 meses.

Com 81 anos de existência, a Misericórdia de Gaia pretende continuar a responder aos desafios sociais da população, nas várias faixas etárias. "Assumimos actualmente um papel de relevante impacto nas áreas da saúde, infância e velhice, com valências de apoio domiciliário e centro de dia. Temos ainda em fase de aprovação uma Candidatura que apresentamos ao programa POPH para a construção de um novo Lar em Avintes", afirmou o Provedor Joaquim Vaz.

Na ocasião, o Vereador Mário Fontemanha, em representação de Luís Filipe Menezes, Presidente da Câmara Municipal de Gaia, destacou a aposta que o Município tem feito na acção social e lançou o apelo ao Governo para serem parceiros activos na melhoria da qualidade de vida dos gaienses: "Como terceira maior comunidade urbana do País, lançamos o apelo ao Governo para não abandonar Gaia. Temos de dar as mãos no apoio a estas instituições sociais, para criar uma rede inclusa na acção social, solidariedade e infância. Já construímos 3600 habitações sociais, estamos a criar riqueza e investimento para melhorar os problemas sociais do concelho, nomeadamente o desemprego".











De acordo com a Ministra Helena André, a Câmara de Gaia tem demonstrado dinamismo na captação de investimento e jovens para o concelho, com o objectivo de promover o emprego: "O problema do emprego deve ser resolvido a nível nacional e partilhado por todos. As Câmaras têm um papel importante na captação de riqueza, investimento e de jovens. Vila Nova de Gaia tem tido esta capacidade de forma visível".

Este investimento faz parte de um objectivo global do Governo, o da coesão social, através da construção e melhoria de equipamentos sociais, escolas e hospitais. "Em 2012, esperamos ter mais de 600 equipamentos sociais concluídos, obras que já estão em curso e que incluem não só creches, mas também lares de idosos e infra-estruturas de apoio às pessoas com deficiência. Nessa altura, teremos atingido, na valência da Creche, uma cobertura de 37% no País. Significa um investimento público de mais de 212 milhões de euros e um investimento total de mais de 400 milhões de euros", concluiu a Ministra.

Sem comentários: