sexta-feira, 16 de julho de 2010

Santa Casa da Misericórdia de Penafiel

Júlio Mesquita é candidato nas eleições de Novembro
Santa Casa da Misericórdia de Penafiel com novo provedor ao fim de 19 anos

Júlio Mesquita será candidato a provedor da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, numas eleições que estão marcadas para Novembro. Será a primeira vez em 19 anos que se assistirá à troca de provedor, uma vez que Fernando Gonçalves garante que não avançará com uma recandidatura.


João Barros, cirurgião no Hospital Padre Américo, será o candidato à Mesa da Assembleia-Geral na lista do actual presidente dos Bombeiros Voluntários de Penafiel.



Júlio Mesquita

Vida dedicada ao associativismo

A informação ainda não é oficial, mas já é certo que Júlio Mesquita vai candidatar-se ao lugar da terceira Santa Casa da Misericórdia mais antiga do país. Contactado pelo VERDADEIRO OLHAR, o próprio Júlio Mesquita não confirma, mas também não desmente a sua candidatura e reserva "para mais tarde" qualquer comentário a este tema.

No entanto, o projecto para a sucessão de Fernando Gonçalves já está muito avançado e até o nome do candidato à Mesa da Assembleia-Geral está escolhido. Trata-se de João Barros, médico no Hospital Padre Américo que será apresentado num jantar a realizar no próximo dia 23, sexta-feira, no restaurante Penafidelis.

O encontro que reunirá vários irmãos servirá, igualmente, para Júlio Mesquita apresentar o seu programa eleitoral.

Aos 65 anos, Júlio Mesquita pretende regressar à Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, instituição na qual foi mesário efectivo em dois mandatos. Foi ainda presidente da Assembleia Penafidelense, do Lions Club de Penafiel e membro do conselho superior do FC Penafiel.

Actualmente, acumula a presidência dos Bombeiros de Penafiel com o dirigismo na Federação dos Bombeiros Voluntários do Distrito do Porto e a presença no conselho geral da Escola Secundária Joaquim Araújo.

Fernando Gonçalves na hora da despedida

Quem está fora da corrida para provedor é o actual detentor do cargo. Fernando Gonçalves integrou os órgãos sociais da instituição nos últimos 25 anos, 19 dos quais como provedor. A sua permanência ininterrupta no cargo só foi possível depois de a Assembleia-Geral ter concedido uma autorização especial para que continuasse após o segundo mandato.

Mas, agora, chega. "Não, redondamente não continuo", frisa. "É uma questão de saúde e também para dar a vez a outros", explica Fernando Gonçalves, que destaca o facto de nunca ter tido uma lista concorrente, nem um voto contra nas vezes em que se candidatou a provedor.

Na hora da despedida, o ainda líder da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel destaca obras como o Lar de S. Martinho, o berçário e o Museu de Arte Sacra. "Também investimos cerca de dois milhões e 500 mil euros no nosso hospital", salienta.

O Verdadeiro Olhar

Sem comentários: