quinta-feira, 22 de julho de 2010

Santa Casa da Misericórdia de Santarém

Em Agosto deve ser inaugurada uma unidade de cuidados continuados, com 21 camas
Misericórdia de Santarém inaugura novas instalações do Centro de Dia

Novas instalações do Centro de Dia situam-se no edifício do antigo Lar dos Rapazes, na rua Elias Garcia, no centro histórico da cidade. Com a inauguração do espaço o Centro de Dia passa a acolher cerca de seis dezenas de utentes.

Com um investimento de cerca de 332 mil euros comparticipado em 124 mil euros pela Segurança Social através do Programa PARES, de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, a Santa Casa da Misericórdia de Santarém inaugurou as novas instalações do Centro de Dia na quinta-feira, 15 de Julho.

As novas instalações do Centro de Dia situam-se no edifício do antigo Lar dos Rapazes, na rua Elias Garcia, no centro histórico da cidade. Com a inauguração do espaço o Centro de Dia passa a acolher cerca de seis dezenas de utentes. A Santa Casa contratou seis novos funcionários para integrar a equipa. O espaço, que foi benzido pelo padre Aníbal Vieira, dispõe de salas de convívio, dois ateliers, casas-de-banho, refeitório, bar, cozinha e um jardim.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santarém não escondeu o orgulho pela inauguração das novas instalações, mas recordou as dificuldades enfrentadas ao longo do processo. “Não foi fácil avançar com esta obra uma vez que a Santa Casa teve que se confrontar com duas insolvências das empresas construtoras. Este Centro de Dia já devia estar concluído há ano e meio, mas as insolvências atrasaram a inauguração”, explicou Mário Rebelo acrescentando que esta é “mais uma resposta de qualidade para a cidade”.

A secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, que também esteve presente na inauguração das novas instalações, destacou o trabalho de “qualidade” da Misericórdia de Santarém. “A Santa Casa é uma instituição que, para além de cumprir com os objectivos e desígnios da Misericórdia, desenvolve um conjunto de respostas com qualidade. Estas respostas significam que existe a preocupação de servir e de trabalhar com as pessoas e para as pessoas”, afirmou.

Segundo Mário Rebelo, a SCMS prevê inaugurar em Agosto uma nova valência de cuidados continuados, com 21 camas no edifício sede da Misericórdia, no espaço onde funciona o Lar de Idosos. A valência de cuidados continuados vai dispor de nove quartos duplos e três quartos simples e resultam da requalificação de quartos já existentes que foram melhorados com a colocação de camas articuladas e equipamentos de climatização. Este projecto está orçado em cerca de um milhão de euros sendo financiado pelo Programa Modelar do Ministério da Saúde, em 75 por cento.

O Mirante

Sem comentários: