quarta-feira, 14 de julho de 2010

Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém

Deputada Catarina Marcelino - PS Setúbal
Visita Instituições no Litoral Alentejano

Catarina Marcelino, Deputada do Partido Socialista eleita por Setúbal, que no Parlamento integra a Comissão do Trabalho, Segurança Social e Administração Publica, deslocou-se no dia 12 de Julho aos Concelhos de Santiago do Cacém e de Sines para visitar os equipamentos sociais das Santas Casas da Misericórdia, contactando assim com a realidade destas Instituições.
Após as visitas, realizou reuniões de trabalho, que contaram com a presença da Directora do Centro Distrital de Segurança Social Fátima Lopes, inteirando-se assim das dificuldades e dos projectos destas Instituições.

Em Santiago do Cacém visitou o Lar de Idosos, uma creche e dois equipamentos de Cuidados Continuados. A Santa Casa da Misericórdia de Santiago tem tido um papel preponderante no desenvolvimento dos Cuidados Continuados no Distrito de Setúbal e no Litoral Alentejano, contando já com 64 camas, com resposta para média e longa duração. A Instituição, cujo Provedor Jorge Nunes é também elemento da direcção da União das Misericórdias Portuguesas, é uma das Misericórdias mais dinâmicas do Distrito de Setúbal com um trabalho consolidado de resposta aos cidadãos/ãs desse concelho.

A Santa Casa da Misericórdia de Sines, cuja nova Direcção tomou posse no início do ano, tem um desafio pela frente no que diz respeito à recuperação dos equipamentos existentes, criando melhores condições aos utentes das suas respostas sociais.
Esta Instituição que hoje é pautada por uma nova dinâmica, conta com um apoio forte da Segurança Social que, conjuntamente com o Provedor Luís Venturinha, estão a envidar todos os esforços para resolver um conjunto de problemas estruturais com que a Instituição se depara.

A Deputada, após as visitas realizadas às Santas Casas e ainda a um novo equipamento para a infância da Cáritas de Sines, que oferece condições de altíssima qualidade às crianças que o frequenta, pode concluir que estes dois Concelhos do sul do Distrito de Setúbal se caracterizam por um forte envelhecimento da população, sendo necessário que as respostas aqui desenvolvidas possam qualificar-se no sentido de responder com o máximo de qualidade às necessidades existentes; que os Cuidados Continuados são uma realidade nesta região, sendo uma resposta fundamental integrando a área social com a área da saúde, de extrema importância no combate à dependência. Mas também constatou que existe uma visão de futuro por parte das Instituições, que se traduz na aposta em creches, contribuindo para a fixação na região de casais jovens, combatendo assim a desertificação e o envelhecimento geracional.

Este território, com fortes factores de desenvolvimento económico, quer do ponto de vista turístico quer do ponto de vista industrial e portuário, tem Instituições de Solidariedade Social fortes e dinâmicas, como aquelas que foram visitadas, mas também outras que ao longo dos últimos 5 anos responderam ao desafio dos programas PARES e POPH, melhorando e aumentando a rede de equipamentos sociais na área da infância, pessoas idosas e pessoas com deficiência, trazendo mais qualidade de vida e apoio às famílias no litoral alentejano.

Catarina Marcelino tem como objectivo realizar na próxima sessão legislativa, com início em Setembro, mais visitas desta natureza, que permitam um conhecimento apurado da realidade das Instituições de solidairedade social do Distrito, disponibilizando-se desde logo para ouvir e apoiar os projectos que se apresentem válidos, dentro das suas competências enquanto Deputada da Nação.

Rostos

Sem comentários: