quarta-feira, 27 de maio de 2009

Santa Casa da Misericórdia de Alcochete

Alunos de Alcochete oferecem cadeiras de rodas
em Quarta-feira, Maio 13, 2009, 10:20

Três alunos da Escola Secundária de Alcochete, Ana Turíbio, Carlos Lopes e Ricardo Alves, estão a realizar um projecto que trata as acessibilidades em Alcochete. Já conseguiram angariar apoios para oferecer uma cadeira de rodas à Santa Casa da Misericórdia e ainda vão doar mais duas.
Vitorino Maria Pereira recebeu a primeira cadeira de rodas angariada pelos alunos. Aos 60 anos de idade, o utente da Santa Casa da Misericórdia sofre de esclerose múltipla há 12 anos.“Vim para a Santa Casa há um ano, não conseguia estar na minha casa por causa das escadas”, conta Vitorino Pereira. “Aqui em Alcochete fazem pouco pelas pessoas com necessidades especiais, por isso iniciativas como estas de jovens estudantes são tão importantes”, acrescenta.Ana Turíbio, Carlos Lopes e Ricardo Alves, conseguiram doar esta cadeira de rodas através do apoio da empresa ‘Special Care’. Segundo os alunos, “após muitos pedidos monetários de patrocínios a várias organizações, a ‘Special Care’ de Alcochete disponibilizou-se para oferecer uma cadeira de rodas assim que conheceu o projecto”.Os jovens conseguiram angariar três cadeiras de rodas, mas ainda só atribuíram uma. “As outras duas ainda serão oferecidas, já contactámos a Cruz Vermelha de Alcochete para nos darem a conhecer duas pessoas com dificuldades monetárias”, explicam.
O projecto dos alunos da Escola Secundária de Alcochete surgiu, “no âmbito da área curricular não disciplinar da área de projecto, quando um membro do grupo teve de usar canadianas temporariamente e sentiu dificuldades em certas acessibilidades”, explicam os alunos da área de ciências do 12º ano.A iniciativa tem como objectivos oferecer cadeiras de rodas a pessoas carenciadas, consciencializar a comunidade escolar e as instituições localizadas em Alcochete para os problemas que as pessoas com deficiências enfrentam na localidade, e alertar para a necessidade de melhorar os acessos.“No âmbito do projecto já conseguimos angariar três cadeiras de rodas para serem oferecidas a habitantes carenciados, fizemos uma actividade na escola, ‘Um dia com Obstáculos’, com o objectivo de sensibilizar as autoridades e a comunidade escolar para os obstáculos existentes na freguesia e que se podem mudar, e fizemos uma demonstração de basquetebol na escola com uma equipa de deficientes motores em cadeiras de rodas”, contam os alunos.Os patrocínios para avançar com o projecto foram conseguidos através do contacto a várias organizações, dando-lhes a conhecer os objectivos pretendidos. Algumas respostas foram negativas, mas sete organizações disponibilizaram-se para ajudar, nomeadamente o Instituto de Formação para o Desenvolvimento Humano (IFH), Mondo Ibérica SA , Special Care, Câmara Municipal de Alcochete, Sporting Clube de Portugal, Sport Lisboa e Central Cervejas.
A Escola Secundária de Alcochete também tem contribuído para a causa, “tem dado todo o apoio possível, disponibilizou o pavilhão para ser realizada a actividade ‘Um Dia com Obstáculos’, possibilitou a deslocação da equipa de basquetebol à escola com o pagamento das despesas e oferta de lanche à equipa, facilitou todos os contactos telefónicos às organizações, fotocópias e impressões de cartazes”, sublinham os alunos.Para Ana Turíbio, Carlos Lopes e Ricardo Alves “este projecto foi muito importante, uma vez que sensibilizou bastante a comunidade escolar”. Os alunos esperam “que a qualidade de vida em Alcochete melhore para as pessoas com deficiências motoras, visuais e genéticas”.“Pretendemos que futuros alunos da área curricular não disciplinar continuem o nosso trabalho, deixando assim a possibilidade de trabalhar as restantes deficiências, uma vez que se trata de um tema tão vasto e com tantas necessidades de apoio”, acrescentam.

Sem comentários: