quarta-feira, 6 de maio de 2009

Santa Casa da Misericórdia de Espinho

José Oliveira pertence à direcção da Santa Casa da Misericórdia desde Dezembro de 1981
Três décadas de completa dedicação

Desde Dezembro de 1981, José Oliveira é o primeiro secretário da direcção da Santa Casa da Misericórdia de Espinho. Ao longo destes 28 anos, o espinhense tem uma história de dedicação total à instituição, na qual já fez de tudo, desde chefe de compras até agricultor e responsável pelo gado.

Lília Marques

José Oliveira tem 83 anos e há 28 que pertence à direcção da Santa Casa da Misericórdia de Espinho, ocupando o cargo de primeiro secretário. Pode-se afirmar, sem dúvida, que o espinhense de gema é um exemplo vivo da dedicação à instituição, onde empenhou já quase três décadas da sua vida.
Antes dessa ligação, José Oliveira começou por trabalhar na Garagem Abel, onde esteve nove anos e onde se tornou mecânico. Depois de regressar da tropa, trabalhou mais de cinco anos na Fosforeira Portuguesa e daí rumou para a Venezuela para trabalhar para a mesma empresa. Ao fim de nove anos regressou a Portugal, mas não foi de vez.
O espinhense voltou a emigrar, desta vez para o Peru, por 11 meses, onde não ficou mais tempo porque teria que se nacionalizar e José Oliveira não quis “vender a pátria”. Voltou para a Venezuela, onde ficou mais três anos e meio. Regressando definitivamente a Portugal, trabalhou numa tipografia e estava na administração do Nosso Café há quatro anos quando surgiu, na sua vida, a Santa Casa da Misericórdia.
Foi em Dezembro de 1981 que tudo começou. Saído da administração do estabelecimento comercial espinhense, José Oliveira foi abordado para formar uma direcção para a instituição. Após uma manhã à procura, sem resultados, de elementos para a mesa, foi contactado o pai do actual provedor da Misericórdia, também ele chamado de Amadeu Morais, que, com meia dúzia de telefonemas, conseguiu formar uma nova direcção. José Oliveira ficou com o cargo de primeiro secretário, lugar que ocupa ainda hoje.

Dedicação total à Santa Casa
Foi nessa altura também que o espinhense esteve envolvido na negociação do terreno na Idanha onde agora se situa a instituição. Esse local foi doado à Santa Casa da Misericórdia de Espinho por José Carvalho, tio do advogado e membro da Assembleia Municipal Jorge Carvalho. No dia seguinte, lembrou José Oliveira, a direcção tomou posse nos Bombeiros Voluntários Espinhenses. Dessa equipa, explicou, poucos são os que ainda se mantêm na direcção da instituição, como é o seu caso.
Depois da doação de alguns terrenos e da compra de outros, a construção do edifício da Santa Casa arrancou rapidamente. “O projecto estava feito, falou-se com o empreiteiro e começaram a construir as fundações”, recordou o espinhense. As obras foram evoluindo sob o olhar atento de José Oliveira, que permanecia no local durante uma parte do dia (na outra, dedicava-se a cobrar as quotas dos sócios da instituição). Dessa altura, lembrou um episódio caricato: “uma vez, estava a Junta de Freguesia a pôr terra no terreno, quando o encarregado da autarquia me disse que mais tarde o pessoal e a máquina iam ser precisos noutro local. Eu pus-me a pensar como poderia pôr as pessoas a trabalhar e conclui que só indo buscar uma pá e começando eu a trabalhar. Antes da hora de eles irem embora, já estava tudo pronto”.
Depois da conclusão do edifício, José Oliveira assumiu um papel maior dentro da Santa Casa da Misericórdia e a sua dedicação era total. O espinhense, além de primeiro secretário, fazia de tudo dentro da instituição. “Eu fui serralheiro, chefe de compras, mecânico, condutor. Plantava o quintal, criei galinhas e porcos”, lembrou. E acrescentou: “passava tanto tempo cá que a minha mulher até dizia se eu não queria mudar a cama para aqui”. Apesar de lhe custar, o trabalho tinha que ser feito e José Oliveira encarregava-se disso. “Levantava-me às cinco da manhã para ir buscar peixe gratuito a Matosinhos, ia ao supermercado aos Carvalhos, à feira a Espinho. Na lota, trazia dois cabazes de peixe pelo preço mais barato”. O importante era trazer sempre os produtos, senão de borla, aos preços mais baratos possíveis para não pesar no orçamento da Santa Casa.

Título de benemérito
Passados 28 anos, José Oliveira olha para trás com carinho, afirmando que tudo correu bem e que a obra vê-se, sentindo-se muito orgulhoso. No entanto, confessou ao JE que nunca sonhou que “nada disto se ia fazer”. O espinhense fez também questão de vincar que nunca levou “um tostão” pelo seu trabalho e dedicação. “Um dia, ofereceram-me 100 contos para meter uma pessoa aqui na Santa Casa. Meti cá a pessoa e, passado um mês, entregaram o dinheiro, mas fui logo passar um recibo da Misericórdia”. José Oliveira garante que não lhe pesa nada na consciência, nunca aceitou nenhum dinheiro porque, nas suas palavras, “não precisava e gostava muito disto”.
Pela sua dedicação, José Oliveira já recebeu, por parte da instituição, medalhas de bronze e de ouro, já deu nome a uma sala e recebeu o título de irmão benemérito. Garante estar satisfeito e sente que cumpriu o seu dever, mas gostaria de ainda poder ajudar. Aos 83 anos, o espinhense vive há dois na suite que comprou na Santa Casa da Misericórdia e que pensava não usufruir. Por motivos de saúde, mudou-se para a instituição, juntamente com a sua esposa, mas afirmou sentir-se bem, com saúde e com o desejo de querer viver até aos 100 anos.

---------------

José Resende

Benfeitor doa terrenos

José Resende, actual utente do Lar da Terceira Idade da Santa Casa da Misericórdia de Espinho, é outro exemplo de um benfeitor. Na altura da construção do actual edifício da misericórdia, o espinhense tinha prometido doar dois terrenos que possuía na zona para lá se construir a capela da instituição. No entanto, o projecto feito acabou por não contemplar essa área. Mesmo assim, José Resende fez “uma doação de 250 contos”. Mais tarde, e como os terrenos já estavam destinados para Santa Casa, o espinhense acabou por doá-los à instituição. Além destes, doou também um terreno de mais de sete mil metros quadrados para o Centro de Dia da Associação de Moradores da Idanha, da qual é presidente.




in Jornal de Espinho

Sem comentários: