sexta-feira, 29 de maio de 2009

Santa Casa da Misericórdia de Penafiel

A quatro crianças com deficiências visuais Santa Casa da Misericórdia de Penafiel entregou material didáctico

Integrada nas comemorações do seu V Centenário, a Santa Casa da Misericórdia de Penafiel promoveu no passado dia 27 de Maio, quarta-feira, pelas 18h00, no salão das Assembleias Gerais (localizado no Largo de Santo António dos Capuchos) uma sessão de entrega de material didáctico a crianças com deficiências visuais. A finalidade foi contribuir para potenciar a sua formação académica e humana. "Servir sem ser servido, dar de si sem pensar em si" é o lema da Santa Casa.

Deste modo, quatro jovens invisuais do concelho receberam material que os irá ajudar a ter um futuro melhor. Três rapazes, Germano Sousa Pereira, Duarte Queiroz, e David Queiroz, assim como uma menina, nomeadamente, Margarida Campos, todos provenientes do concelho de Penafiel foram os contemplados. Cada um deles esteve na cerimónia com os respectivos pais.
Germano Pereira tem baixa visão resultante de tumor cerebral; Duarte Queiroz é cego de nascença; David Queiroz tem baixa visão de nascença e Margarida Campos é cega. Entre as variadas prendas receberam encontram-se, por exemplo, jogos didácticos, formas geométricas, estojo de desenho, pauta de braille e bola de futebol.
Ao VERDADEIRO OLHAR, o provedor da Santa Casa de Penafiel, Fernando Gonçalves disse "que é para os tornar mais felizes". Explicou que um médico estudou cada caso particularmente e viu o que era mais necessário. De acordo com o provedor, a última vez que entregaram material foi há cerca de dois ou três anos, o que demonstra que não têm surgido muitos casos.
Contudo, no total, ao longo de todos os anos já ofereceram material a invisuais por sete ou oito vezes. Lembrou, por exemplo, os dois computadores entregues a alunos da Escola Secundária Joaquim Araújo.

Sem comentários: