domingo, 31 de maio de 2009

Santa Casa da Misericórdia de Fátima-Ourém


Santa Casa lança serviço de apoio permanente
A Santa Casa da Misericórdia de Fátima-Ourém apresentou publicamente o serviço de apoio permanente, destinado sobretudo aos idosos que vivem sozinhos.
O serviço consiste na colocação de um dispositivo que permite ao utente, em sua casa, aceder directamente a uma central accionando para isso apenas um botão de uma pulseira. O operador da central de assistência tem acesso imediato a todos aos dados da pessoa em questão, nomeadamente em termos de saúde, e faz uma espécie de triagem, podendo, se necessário, enviar o INEM ou os bombeiros para o local.
Fernanda Rosa, provedora da instituição, realçou que este serviço “é de grande utilidade para a população de Fátima, porque há muitas pessoas que escolhem Fátima para passar muitos dias do ano ou viver os seus últimos dias. “Isso acarreta factores de risco e por vezes provoca situações dramáticas”, disse a provedora, esclarecendo que o objectivo deste projecto “é evitar que essas situações possam acontecer”.
Por enquanto, o serviço está em fase experimental, contemplando cinco idosos residentes na freguesia, mas a Santa Casa quer pô-lo à disposição de todas as pessoas do concelho, independentemente de serem ou não utentes da instituição. O serviço tem um custo mensal de 15 euros. Mas “a pessoa não pagará se tiver numa situação de total isolamento e não tiver possibilidade de pagar a mensalidade”, assegurou Fernanda Rosa. A instalação do serviço também é gratuita. E a sua instalação é muito simples – a única exigência é ter uma linha telefónica fixa. O serviço pode não ser permanente. É possível recorrer a este serviço apenas durante as férias dos familiares do idoso, por exemplo.
Este projecto conta com o apoio da Câmara Municipal de Ourém e da Junta de Freguesia de Fátima. A cerimónia de apresentação contou com a presença dos presidentes das duas entidades. Para Vítor Frazão, actual presidente da Câmara e antigo provedor da Santa Casa, este projecto merece todo o apoio da autarquia, já que “a solidão é das coisas que mais atormenta a sociedade”. Também o presidente da Junta de Freguesia de Fátima encarou este projecto “com muito carinho e sensibilidade”, porque “nunca é de mais pensar nos mais necessitados”.
A presidente da Assembleia Municipal que também esteve presente na sessão e felicitou a Santa Casa por “mais uma vez pensar nos mais desfavorecidos”. Deixou ainda uma palavra de reconhecimento a todos os voluntários desta instituição.
Fernanda Frazão2009-05-29

Notícias de Fátima

Sem comentários: