sexta-feira, 29 de maio de 2009

Santas Casas da Misericórdia de Montalegre e de Valpaços

Assaltos às misericórdias de Montalegre e Valpaços renderam milhares de euros
As secretarias das Santas Casas da Misericórdia de Montalegre e de Valpaços foram assaltadas. Pelo mesmo grupo, presume-se, tendo em conta o modo de operar. Na Misericórdia valpacense, o valor do roubo ainda não está apurado, mas o Semanário TRANSMONTANO sabe que terá sido levado dinheiro proveniente do pagamento das mensalidades dos utentes e ouro. Em Montalegre, terão desaparecido cerca de sete mil euros em cheques, vales e em dinheiro. Na mesma noite, na vila barrosã foi ainda assaltada a igreja nova. Desapareceram as moedas do lampadário.
O Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Chaves está a investigar uma série de assaltos levados a cabo no final e no início desta semana. Os mais proveitosos para os assaltantes foram os das secretarias das Santas Casas da Misericórdia de Montalegre e de Valpaços. Em ambos os casos, dos cofres das instituições foi levado dinheiro proveniente das mensalidades pagas pelos utentes. Em Valpaços, também terá desaparecido ouro dos utentes, que estaria guardado no cofre.
O roubo à Misericórdia de Valpaços terá acontecido na madrugada da quinta-feira da semana passada. Os ladrões terão entrado por uma janela, que não terá ficado trancada e que só terá sido necessário forçar. Para abrir o cofre de ferro, com cerca de 1,5 metros de altura, os ladrões terão usado um alicate de pressão.
Em Montalegre, o assalto terá sido levado a cabo na madrugada de domingo. Os ladrões terão estado no gabinete do provedor e na secretaria. Para abrir o cofre, os ladrões usaram uma broca. Além de dinheiro, terão levado vales com as reformas dos idosos e pagamentos em cheque dos serviços de lar e creche prestados pela instituição. Na Santa Casa, só se aperceberam do assalto quando a GNR se dirigiu ao local com alguns cheques passados à ordem da instituição, que terão sido encontrados no adro da igreja que fica nas imediações, e que também foi assaltada na mesma noite. Do templo, os ladrões levaram as moedas de um lampadário. Estima-se que a quantia roubada ronde os 150 euros.
Ao que o Semanário TRANSMONTANO conseguiu apurar, os assaltantes não terão deixado qualquer impressão digital.
Em Chaves, no lar de Vilar de Nantes da Santa Casa da Misericórdia também se registado uma tentativa de assalto, mas os ladrões não terão conseguido rebentar o cofre.
No entanto, estes não foram os únicos assaltos levados a cabo no Alto Tâmega esta semana. No concelho de Chaves, foram ainda assaltados os nichos das Campinas, de São Pedro de Agostém, e do Seixo, em Vidago. Foram levadas as imagens religiosas.
Em Boticas, na madrugada de terça-feira, foi assaltada a óptica Flávia.
Em poucos minutos, os ladrões partiram os vidros da porta com a ajuda de uma marra e levaram vários pares de óculos de marca. Na mesma noite, em Sapiãos, foi assaltado um armazém de materiais de construção. Depois de matarem a tiro o cão que guardava o local, os assaltantes furtaram um báscula de um camião.
Postos da GNR reforçados com mais 39 militares
O presidente da Junta da Venda Nova, em Montalegre, viu cumprida, esta semana, uma reivindicação antiga: o reforço do posto local da GNR com mais militares. Ao que o Semanário TRANSMONTANO conseguiu apurar, o posto conta, desde a passada terça-feira, com mais cinco elementos. Até agora, só exerciam ali funções três militares. Segundo fonte do Comando Distrital da GNR, no total, o distrito foi reforçado com mais 39 homens, que foram colocados nos postos “mais deficitários”.
Por: Margarida Luzio
Semanário Transmontano

Sem comentários: