sexta-feira, 29 de maio de 2009

Santa Casa da Misericórdia Fátima-Ourém


OURÉM
Misericórdia lança tele-assistência para idosos
26 05 2009 12.08H
A Santa Casa da Misericórdia Fátima-Ourém está a lançar um serviço de tele-assistência para apoiar os idosos do concelho em situação de isolamento, disse hoje à Agência Lusa a provedora da instituição, Fernanda Rosa.
Destak/Lusa destak@destak.pt
O projecto consiste na colocação de uma pulseira no pulso do idoso ou de um colar no pescoço, dotados com um botão, enquanto na casa do utente é instalado um equipamento com intercomunicador que exige uma linha telefónica fixa.
Ao ser pressionado o botão, é feita a ligação a uma central de assistência da empresa Helpphone, parceira no projecto, explicou Fernanda Rosa, adiantando que os operadores afectos a esta central fazem uma primeira triagem da situação.
Dependendo do problema, o passo seguinte passa por accionar bombeiros, forças de segurança, técnicos da Santa Casa, familiares ou vizinhos.
“A experiência da Helpphone revela que 80 por cento dos contactos que são feitos é para os idosos, que se sentem sozinhos, conversarem”, disse a responsável, acrescentando que o serviço de apoio permanente pode ainda ser usado para recordar aos utentes a toma de medicação.
Sublinhando que esta iniciativa funciona como uma “bengala psicológica”, a provedora da Misericórdia Fátima-Ourém acredita que as “pessoas sentem-se mais seguras e mais tranquilas”.
“Este apoio dá resposta ao nível da saúde e da segurança, além de combater a solidão”, realçou ainda Fernanda Rosa, acrescentando que o serviço se destina a pessoas que vivam sozinhas ou que se encontrem temporariamente sem apoio social ou familiar.
Neste momento, o projecto está numa fase experimental, contemplando cinco idosos residentes na freguesia de Fátima, mas, até ao final do ano, a Misericórdia quer alargar o serviço até, pelo menos, 25 pessoas.
“Temos capacidade de resposta para chegar a todo o concelho”, afirmou a provedora, adiantando que o serviço tem um custo de 15 euros mensais. Mas, "ninguém deixa de o ter se não puder pagar”, assegurou.
São ainda entidades parceiras deste apoio permanente a Junta de Freguesia de Fátima e a Câmara Municipal de Ourém.
A Santa Casa da Misericórida Fátima-Ourém tem 31 idosos na valência de lar, 30 no centro de convívio e 24 a receberem apoio domiciliário.
Acompanha ainda 10 utentes no Gabinete de Apoio ao Familiar e ao Doente de Alzheimer.

Destak

Sem comentários: