sábado, 12 de fevereiro de 2011

Santa Casa da Misericórdia de Óbidos

Misericórdia de Óbidos é uma das primeiras do país a ter o acervo inventariado Publicado a 11 de Fevereiro de 2011 . Na categoria: Cultura Destaque

O acervo histórico da Santa Casa da Misericórdia de Óbidos está inventariado e disponível para consulta dos estudiosos. O Guia do Arquivo Histórico foi apresentado na passado dia 5 de Fevereiro, na Igreja da Misericórdia, que alberga também, até 4 de Março, uma exposição documental com parte do acervo da instituição que este ano celebra 500 anos.
A 6 de Maio o trabalho será partilhado, em Guimarães, no Dia do Património.


O provedor Carlos Orlando, o representante da União das Misericórdias, Mariano Cabaço, o historiador Ricardo Pereira e o mesário José Duarte na apresentação da obra
“Um passo gigante de aproximação do historiador ao documento”. Foi desta forma que o provedor da Misericórdia de Óbidos, Carlos Orlando, caracterizou a publicação. O responsável adiantou que no futuro esta instituição irá, no âmbito do Clube de Turismo Sénior e Cultural da Vila de Óbidos, facultar ao público os acervos históricos e documentais, que “são valiosos e relevantes, não apenas para a história da Misericórdia de Óbidos, como também para a memória da sociedade obidense”.
Após este trabalho prévio da recolha e do tratamento de todo o espólio documental, a Santa Casa irá proceder à sua introdução on-line, permitindo um acesso mais fácil à informação dos documentos, muitos deles seculares.
Carlos Orlando destacou ainda que a Misericórdia obidense, além de se dedicar à vertente de assistência social para que foi criada, preocupa-se também com o seu património, “procurando conservá-lo e valorizá-lo, tendo por objectivo último a sua divulgação e estudo de uma forma inovadora, formativa e pedagógica”. O provedor disse ainda estar convicto de que este trabalho de valorização do património servirá de incentivo a outras misericórdias para procederem a trabalho similar.
O Guia do Arquivo Histórico é o resultado de um trabalho voluntário, de cinco anos, do historiador Ricardo Pereira.
Também presente na apresentação, Mariano Cabaço, representante da União Das Misericórdias Portuguesas, destacou que a organização do património imaterial destas instituições é um passo muito importante para a afirmação da sua identidade. “É á história das pessoas e famílias que está vertida nestes documentos”, disse, adiantando que a área dos arquivos é a que se encontra menos intervencionada.
O também responsável pelo Património Cultural das Misericórdias referiu que actualmente existem 85 instituições inventariadas ao nível do património artístico e deixou a garantia de que a de Óbidos será a próxima.
Mariano Cabaço deixou o convite para esta entidade participar no Dia do Património, que se realizará a 6 de Maio, em Guimarães, para partilhar a sua experiência num painel sobre os arquivos.
0 autor da obra, Ricardo Pereira, explicou que se trata de um guia exaustivo, com estudo do conteúdo dos documentos. “É um acervo riquíssimo”, disse, dando nota do estímulo que foi para um jovem arquivista poder ter contacto com documentos com cinco séculos.
Na Igreja da Misericórdia de Óbidos encontram-se expostos, até dia 4 de Março, vários documentos daquela instituição. A exposição bibliográfica, conduzida pelo mesário e arquitecto José Duarte, apresenta documentos centenários, que reflectem a vida administrativa, patrimonial, humana e social da instituição, desde as primeiras décadas do século XVI até finais do século XIX.
Entre o espólio exposto, é possível observar dois que são particularmente relevantes para a Misericórdia, é o caso dos dois alvarás régios, datados de 1544 e 1576, que significam, ambos, a “validação da Santa Casa da Misericórdia da Vila de Óbidos, no concerto de outras Santas Casas no país”, é referido no catálogo da exposição.
No âmbito das comemorações dos 500 anos da Misericórdia, a instituição obidense vai fazer um convite às diversas congéneres no país para que participem com os seus estandartes e opas na Procissão dos Passos, em Óbidos, que se realiza a 17 de Abril.

Fátima Ferreira
fferreira@gazetacaldas.com

Sem comentários: