domingo, 6 de fevereiro de 2011

Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel

Domingo, 6 de Fevereiro de 2011 - 11:08
São Brás de Alportel: Saiu na tarde de quinta-feira do lar da Santa Casa

Idoso desaparecido
Um idoso, de 85 anos, está desaparecido desde a tarde de quinta-feira, quando saiu, sem avisar, do lar da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel, onde estava internado há cerca de quatro anos.

João Gonçalves, natural de Cachopo, mas que trabalhou, como pedreiro, em Faro e São Brás de Alportel, sofre de Alzheimer e terá aproveitado uma distracção momentânea do pessoal do lar para de lá sair. Desde então, nunca mais foi visto, apesar de estar a ser procurado pela GNR, com uma equipa cinotécnica (homem e cão), por bombeiros e populares.

O idoso vestia, na altura do desaparecimento, calças e casaco castanhos e, como era habitual, deveria levar uma boina na cabeça.

"O meu pai dizia que queria regressar a Faro e estava sempre com um olho na porta para se escapar do lar", contou ao CM João Carlos Gonçalves, filho do desaparecido, que na manhã do dia do desaparecimento levou o pai a Faro para uma consulta médica. "Deixei-o uns minutos sentado num banco do jardim para ir à farmácia comprar os remédios que o médico lhe receitou", explicou, "só tirei os olhos dele para pagar e já tive de ir a correr apanhá-lo ao fundo da rua, porque se ia embora sozinho", acrescentou.

João Gonçalves foi internado no lar de São Brás há cerca de quatro anos, com a mulher. Com a morte desta, há precisamente um ano, o idoso começou a tentar de lá sair com frequência.

"Foi colocado no 1º andar para termos maior controlo, deve ter aproveitado uma ligeira distracção do pessoal para descer e, como só fechamos a porta da rua à noite, conseguiu sair", explicou ao CM Abílio Barros, provedor da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel.

CM

Sem comentários: