sábado, 7 de março de 2009

Misericórdia de Alcantarilha

07 Março 2009 - 00h30

Alcantarilha: PJ investiga desvios de dinheiro durante a antiga direcção
Misericórdia alvo de investigação
Os familiares de Matilde Augusta Paulo nem queriam acreditar quando foram avisados de que a casa da idosa, internada no Lar da Misericórdia de Alcantarilha, em Silves, estava vazia e à venda, sem o seu conhecimento. Depois de descobrirem que um funcionário da instituição tinha uma procuração em seu nome para se apoderar de tudo, apresentaram queixa na Polícia Judiciária (PJ) de Portimão.


A denúncia foi feita no dia 19 de Janeiro e, ao que o CM apurou, os investigadores já fizeram buscas na instituição de solidariedade social da Santa Casa, que mudou de direcção há dois meses. Existem fortes suspeitas de ter havido um esquema de ‘saco azul’, para onde foi desviado dinheiro e bens a outros idosos internados. Segundo fonte da PJ, "está ainda a ser investigado o envolvimento de uma funcionária de um Notário", que pactuou com a realização da procuração assinada pela idosa inválida.

"Fiquei chocada quando descobri que existia uma procuração para vender os bens da minha tia, que está incapacitada, sem os familiares terem conhecimento", lamenta Gabriela Alves, uma das sobrinhas que apresentou a queixa. Mais tarde, os familiares ficaram a saber que a conta bancária da idosa, com cerca de 60 mil euros, "estava vazia" e todo o ouro tinha desaparecido.

Fonte da Misericórdia de Alcantarilha, sob anonimato, disse ao CM que "houve várias lavagens de dinheiro no passado porque era exigido aos utentes, quando entravam para o lar, o pagamento de 5 mil euros em dinheiro", valores que, alegadamente, "não entraram nas contas da instituição". A nova direcção não exige pagamentos fixos e os idosos só pagam se puderem.

As queixas de gestão irregular chegaram à Segurança Social, que ordenou uma auditoria à instituição, no ano passado. "Foi feita uma inspecção e o relatório enviado às entidades competentes", confirmou Jorge Botelho, director regional da Segurança Social no Algarve. O CM não conseguiu chegar à fala com os anteriores responsáveis.

"QUEREMOS QUE AS SUSPEITAS SEJAM INVESTIGADAS"

A nova direcção da Misericórdia de Alcantarilha, que tomou posse a 3 de Janeiro, quer "que todas as suspeitas sejam investigadas ". Em declarações ao CM, o novo provedor, o padre Manuel Coelho, confirmou a visita dos inspectores da PJ, porque "a actuação da anterior direcção não correu bem". O dirigente espera que "tudo seja esclarecido e que a instituição não fique malvista". Assegura que, agora, "em cada donativo é passado um recibo", para que não existam suspeitas. "Fala-se que havia um ‘saco azul’, mas isso agora acabou", concluiu.

PORMENORES

INTERROGATÓRIO

Ao que o CM apurou, o funcionário suspeito de apropriação ilícita de bens de uma utente vai ser interrogado, na próxima semana, no Ministério Público do Tribunal de Silves. Podem ser ouvidas outras pessoas.

FACTURAS E CHEQUES

A PJ está a analisar facturas e cheques recebidos durante a anterior direcção da instituição, para perceber com exactidão se existiram desvios de dinheiro para contas pessoais.

Rui Pando Gomes
CM

Sem comentários: