quarta-feira, 4 de março de 2009

Santa Casa da Misericórdia de Santarém

04 Março 2009 - 00h30

Quase caiu de uma varanda
Menino de Santarém vai para instituição
O menino de três anos que quase caiu de uma varanda do 3º andar vai ficar entregue aos cuidados do "1º Passo", o centro de acolhimento temporário de crianças em risco da Santa Casa da Misericórdia de Santarém.


'Importa sublinhar que esta não é uma medida de força, foi uma solução que mereceu a concordância do pai, que reconheceu não ter, de momento, condições parentais para tomar conta da criança', explicou ao CM Eliseu Raimundo, presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Santarém, organismo que ouviu ontem de manhã o progenitor, de 27 anos, e a avó, de 56 anos, que tomavam conta do menor.

A criança vai ficar em acolhimento temporário por um período máximo de seis meses, adiantou Eliseu Raimundo, período durante o qual 'uma equipa do reforço técnico da CPCJ fará o acompanhamento da família e tentará dar ao pai as competências necessárias para exercer a sua função'.

A família poderá vê-la sempre que quiser, dentro do horário de visitas da instituição. O responsável informou também que o menino já esteve sinalizado pela CPCJ de Rio Maior, num processo que foi aberto quando estava aos cuidados da mãe. Em Julho de 2008, a jovem entregou o menor ao pai e a avó, residentes no bairro de S. Domingos, em Santarém.

A criança esteve em risco de vida no passado sábado, 28 de Fevereiro, quando foi deixada sozinha em casa. O menor, que acordou de uma sesta, veio para a varanda e empoleirou-se no parapeito, enquanto chamava pelo pai. Os gritos e o choro despertaram a atenção dos vizinhos, que chamaram de imediato a PSP e os bombeiros.

O menino foi resgatado por um elemento dos municipais de Santarém, que conseguiu saltar de uma varanda do apartamento ao lado. Pouco depois, foi entregue à avó, que estava a trabalhar no Hospital de Santarém, onde é funcionária do refeitório.

João Nuno Pepino
CM

Sem comentários: