segunda-feira, 2 de março de 2009

Santa Casa da Misericórdia de Viseu

Maior Pousada de Portugal abriu em Viseu
Abriu, em Viseu, a maior Pousada de Portugal, primeiro projecto de raiz do Grupo Pestana Pousadas, assinado pelo arquitecto Gonçalo Byrne. O investimento aproxima-se dos 15 milhões de euros. O imóvel totalmente requalificado pertence à Santa Casa da Misericórdia, ficando o Grupo Pestana com o direito de ocupação pelo período de 30 anos. Estamos a falar das antigas instalações do Hospital de S. Teotónio, um edifício que acolheu a estrutura hospitalar entre 1842 e 1997. A inauguração oficial está prevista para Abril. Os viseenses não faltaram à abertura desta Pousada, embora sentissem o ‘desgosto’ de não poderem apreciá-la por dentro.

Não saíram do salão de entrada, antigos claustros. A noite de abertura foi preenchida com um concerto da banda viseense Fingertips. Antes, um jantar selecto levou até ao restaurante Viriato algumas das personalidades da região, acompanhadas pelo presidente do Grupo Pestana, Dionísio Pestana, por Castelão Costa e pelo director das pousadas de Portugal, Manuel Dio. Entre os convidados encontravam-se os presidentes da Câmara de Viseu, Fernando Ruas e do Grupo Visabeira, Fernando Nunes, bem como o Provedor da Mesa da Santa Casa da Misericórdia, Magalhães Soeiro. ‘Este é um projecto especial para 2009 do Grupo Pestana pelo facto de ser a maior Pousada de Portugal e contemplar novidades como o SPA e piscina interior. Por outro lado, é o primeiro projecto de raiz do grupo em Portugal. É um marco histórico no novo conceito das Pousadas de Portugal’, salientou Castelão Costa, do Conselho de Administração do Grupo Pestana.


A nova unidade de Viseu dispõe de 84, para além de dispor de outros serviços como um SPA e piscina interior, sauna, banho turco, duche tropical, fonte de gelo, salas de massagens, relaxa, jacuzzi e ginásio. A Pousada dispõe, ainda, de um claustro interior coberto com capacidade para cerca de 500 pessoas e salas de reuniões com acesso ao terraço para cerca de 150 pessoas em plateia. A gastronomia será um dos ‘pratos fortes’ desta Pousada, estando, para o efeito, preparados dois restaurantes: ‘Dão Lafões’ e ‘Viriato’, com acesso directo ao exterior. Todos os domingos ao almoço haverá um buffet regional destinado quer a hóspedes da Pousada quer a clientes que não estejam alojados.

Notícias de Viseu

Sem comentários: