quinta-feira, 12 de março de 2009

Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo

SEMINÁRIO A 14 DE MARÇO - Marketing de sucesso discutido em Angra


Publicado na Quinta-Feira, dia 12 de Março de 2009, em Actualidade

Dar a conhecer o que de melhor se faz em termos de marketing na Terceira e apresentarem-se ao mercado de trabalho são os objectivos do seminário “ As novas dimensões do Marketing”, organizado pelos alunos do 3º ano do curso de Marketing da Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo (EPSCMAH), a realizar a 14 de Março, no pavilhão pequeno da escola.

Ao longo de todo o dia serão abordadas as mais recentes dimensões do marketing, dividido em cinco temas – social, relacional, desportivo, político e verde - sendo apresentados casos de sucesso em cada um deles, escolhidos pelos próprios alunos.

O seminário será aberto por Cristina Miranda, directora pedagógica da Escola Profissional da Santa Casa, seguindo-se a apresentação do primeiro tema, pelas 9h00, sobre marketing desportivo e o caso do Angra Basket, com o testemunho de Luís Fagundes, director do clube.

“ O Angra Basket é um clube que aposta na publicidade e que tenta dar o seu nome à região”, destaca Vanda Sousa, aluna do curso de Marketing e uma das organizadoras do certame, justificando a escolha.

Os casos de sucesso de Carlos César e Barack Obama serão o tema seguinte no programa, seguindo-se uma intervenção de Clélio Meneses sobre a forma como são feitas as campanhas eleitorais na Terceira e qual o papel do marketing nas mesmas.

A partir das 10h00 será a vez da apresentação relativa às associações sem fins lucrativos, tendo a escolha dos alunos recaído na AMI. Maria Sousa, representante na Terceira desta organização, será a convidada deste segmento.

Uma hora depois, será apresentado o trabalho sobre marketing relacional, ainda sem convidado definido e trinta minutos depois será a vez do marketing ecológico, com o foco na empresa Biofontainhas e no modelo híbrido da Toyota, o Prius. Como convidados para este segmento estarão presentes Avelino Ormonde, proprietário da Biofontinhas e Hugo Fernandes, representante da Terauto.

O encerramento do seminário terá lugar a partir das 12h00, a cargo de Cristina Miranda, acompanhada por Fábio Costa, formador de Marketing da EPSCMAH.


Muito por fazer na Terceira

Na opinião de Vanda Sousa, o marketing na Terceira “ tem ainda muito para crescer”. No seu entender as empresas locais “ainda não tem a noção da importância de comunicar com o exterior e estabelecer uma relação com os seus clientes”, sendo que os exemplos de maior sucesso são, na sua maioria, “ de empresas nacionais que têm representação na ilha”, defende a aluna de marketing.

Assim, os 17 finalistas do curso de Marketing da EPSCMAH que se preparam para entrar no mercado de trabalho, procuram que este seminário “seja uma forma de darmos a conhecer às empresas o nosso trabalho”, diz Vanda Sousa, que se diz “esperançada” em encontrar colocação na Terceira, apesar da experiência de um curso idêntico realizado na Escola Profissional onde “ apenas duas ou três pessoas estão a trabalhar nesta área”.


A União

Sem comentários: