segunda-feira, 30 de março de 2009

Santa Casa da Misericórdia de Lousada

Busto de Lúcia Lousada inaugurado
Várias pessoas e entidades presidiram, no último sábado, à inauguração do busto de Lúcia Lousada, ex-provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lousada cuja memória foi recordada pelos actuais dirigentes da instituição. Bessa Machado, actual provedor da Santa Casa da Misericórdia, visivelmente emocionado, recordou as acções que a ex-provedora realizou em prol da instituição. "Colocou sempre o seu sorriso ao serviço das crianças que foi uma luz para os mais novos e para todos os idosos que tiveram a possibilidade de conviver com ela. Acredito que se ela estiver de lá de cima a olhar para todos nós, manterá aquele belo sorriso". O presidente da Câmara de Lousada, Jorge Magalhães, elogiou os muitos contributos que a ex-provedora deixou em Lousada e o espírito ímpar com que defendia as suas causas. " É extremamente justa esta homenagem, quer da Misericórdia, quer de todos os lousadenses, sobretudo, pelo trabalho que desenvolveu na Casa, foram de tal ordem fundamentais para ultrapassar e resolver tantos problemas que existem, de facto, uma dívida de gratidão que vai ficar para sempre. Lúcia Lousada foi uma figura ímpar do dia-a-dia lousadense e de toda a comunidade das misericórdias", destacou. O autarca referiu-se, ainda, ao trabalho que a instituição tem realizado no campo da acção social e do desporto. "Tem sido um trabalho excelente para toda a comunidade, existe muita gente que não é do concelho e que acorre por exemplo ao Hospital da Santa Casa. A Misericórdia ao longo dos últimos anos tem marcado um papel claro nesta vertente da área social e da saúde e mesmo em termos financeiros está no caminho certo o que é óptimo para o município que tem aqui um parceiro com quem pode contar".

O presidente da Assembleia-Geral da Santa Casa, Ricardo Lousada, recordou o sentido humano de sua mãe e a sua ligação fortíssima aos utentes da instituição. "Colocou a obra da Misericórdia acima da sua vida particular e a ela se dedicou de alma e coração. Ela tinha um sentido do humano e de serviço que hoje não é fácil encontrar e que devotou por completo aos utentes da instituição com quem mantinha uma ligação fortíssima".


"A minha mãe sempre teve uma visão arrojada e corajosa"


A filha, Cláudia Lousada irmã da Santa Casa da Misericórdia, lembrou que a mãe foi uma mulher de visão estratégia que lutou contra tudo e todos para levar por diante os seus projectos e defender os que mais necessitavam. "Fui funcionária da Santa Casa e trabalhei com a minha mãe directamente e senti essa dedicação à instituição. Esta era a casa dela e fez desta uma grande casa. Esta homenagem é merecida. A minha mãe fez um grande trabalho e a saúde foi devolvida ao Hospital da Misericórdia em 1998 e foi necessário travar uma luta solitária contra todos aqueles que não acreditavam neste projecto. A minha mãe sempre teve uma visão arrojada, corajosa e lançou-se num mundo difícil e conseguiu erguer o hospital que hoje é uma referência. A Santa Casa pode crescer muito mais porque as misericórdias sempre se colocaram nas sociedades como uma forma de complementar o que falta na sociedade social e para preencher lacunas que o Estado não preenche. Mas, existem outras áreas, nomeadamente, no ensino, Atl´s, promover novas parcerias com os centros de saúde e os seus agrupamentos, com a terceira idade e os cuidados continuados" acrescentou.


Miguel Ângelo

Sem comentários: