sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Santa Casa da Misericórdia de Alfândega da Fé

Alfândega da Fé: Rastreio à turberculose na Santa Casa da Misericórdia por causa de utente infectada

Alfândega da Fé, 25 Fev (Lusa) - Cerca de 140 utentes e funcionários do lar de idosos da Santa Casa de Misericórdia de Alfândega da Fé vão ser sujeitos a um rastreio da tuberculose por a doença te sido detectada a uma utente, disse hoje os responsável da instituição.

tamanho da letra ajuda áudio
enviar artigo
imprimir
Em declarações à Lusa, o provedor Arsénio Pereira afirmou tratar-se de "uma medida preventiva"que abrangerá os mais de 50 idosos do lar e oitenta funcionários.

De acordo com o responsável, "a doença foi diagnostica a uma utente do lar, que se encontrava internada há dois meses no hospital de Mirandela".

Segundo ainda o provedor, "só sexta-feira é que foi confirmada a doença" à idosa de 81 anos, que há "vários anos" residia no lar de Alfândega da Fé.

Arsénio Pereira disse que "a origem do contágio é ainda desconhecida, mas por precaução decidiu-se fazer o rastreio a todos que contactavam com a doente", e que terá início segunda-feira.

Segundo explicou, para além dos funcionários que trabalham directamente no lar de idosos, decidiu-se alargar o rastreio a todos que de alguma forma contactam ou ali prestam serviços, embora pertençam a outras valências da Santa Casa da Misericórdia.

É o caso de enfermeiros, fisioterapeutas, motoristas, pessoal de limpeza, cozinheiras, entre outros.

Fica apenas de fora do rastreio o pessoal administrativo.

O provedor garantiu não ter conhecimento de que alguma vez tenha sido detectado um caso semelhante naquela instituição.

HFI.


© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
2009-02-25 16:55:01

Sem comentários: